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No âmbito do Currículo Paulista (2019), é uma atribuição de todas as áreas do conhecimento no Ensino Fundamental o compromisso com
A inserção dos conhecimentos concernentes à Educação em Direitos Humanos na organização dos currículos da Educação Básica e da Educação Superior, conforme o art.7o da Resolução CNE/CP no 01/2012,
Sobre a importância da transversalidade para a educação básica, analise as seguintes afirmativas e assinale F (falsa) V (verdadeira).

( ) A abordagem transversal no currículo visa criar uma educação focada em habilidades técnicas, sem considerar a formação cidadã dos estudantes;
( ) A transversalidade permite que temas de relevância social, como saúde, ética e diversidade cultural, sejam trabalhados em todas as disciplinas;
( ) A transversalidade facilita a integração entre as disciplinas e prepara os alunos para compreenderem questões complexas que afetam o mundo atual.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo.
A respeito da transversalidade no currículo da educação básica, analise as afirmativas a seguir:

( ) A transversalidade permite a abordagem de temas que permeiam várias disciplinas, como ética, meio ambiente e cidadania.
( ) A inclusão de temas transversais no currículo visa promover uma educação integral e cidadã, envolvendo diferentes áreas do conhecimento.
( ) A transversalidade propõe que os temas transversais sejam abordados exclusivamente nas disciplinas de Ciências e História.

Com base nas afirmativas acima, escolha a alternativa correta.
Conforme o documento “Currículo da Educação Infantil da Rede Municipal de Ensino de Florianópolis (2015)”, sobre o fortalecimento da educação das relações étnico-raciais na Educação Básica, enfatiza que: trata-se de reconhecer, valorizar e consolidar a história, a cultura e a identidade dos negros e indígenas na Educação Básica municipal.
É imperativa a construção de ações e atitudes que respeitem as diferenças, sem deixar de combater as desigualdades raciais que atingem, notadamente, os negros e indígenas. Diante do exposto, analise as afirmativas e assinale V (verdadeira) e F (falsa):
( ) materialização de práticas de educação das relações étnico-raciais limitam a construção de projetos esporádicos e circunstanciais;
( ) formação continuada dos profissionais da educação, e que se tenha como base não apenas o reconhecimento das diferenças, mas que estas sejam colocadas em relação entre os sujeitos;
( ) mudanças de comportamento ao comprometer-se com o rompimento de relações de dominação, de discriminação e de preconceito racial que colocam as pessoas negras e indígenas numa condição de subalternidade;
( ) promoção da igualdade racial enseja, concomitante, a consciência da alteridade que constitui os diferentes sujeitos no contexto educativo, uma intervenção pedagógica distinta que contribua para a construção de identidades positivadas.

Assinale a alternativa que indica a sequência correta