Filtrar


Questões por página:
Ao longo da Educação Básica, as aprendizagens essenciais definidas na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) devem concorrer para assegurar aos estudantes o desenvolvimento de dez competências gerais, que consubstanciam, no âmbito pedagógico, os direitos de:
É o conceito que designa um programa educativo centrado na defesa da diversidade cultural e que tem como finalidade o desenvolvimento de uma cultura ampla:

“O currículo constitui um dispositivo no qual se concentram as relações entre a sociedade e a escola, entre os saberes e as práticas socialmente construídos e os conhecimentos escolares. Pode-se afirmar que os primeiros constituem as origens dos segundos. Portanto, os conhecimentos escolares provêm de saberes e conhecimentos socialmente produzidos nos chamados ‘âmbitos de referência dos currículos’.”

(Moreira e Candau,2008.)


Segundo os autores, são âmbitos de referência:

I. As relações de poder e conflitos interpessoais.

II. As formas diversas de exercício da cidadania e os movimentos sociais.

III. As instituições produtoras do conhecimento científico.

IV. O mundo do trabalho e os desenvolvimentos tecnológicos.

V. As atividades desportivas e corporais, a produção artística e o campo da saúde.


Estão corretas as afirmativas

Muito mais do que um conjunto de saberes dividido em áreas de conhecimento, disciplinas, atividades, projetos e outras formas de recorte, por sua vez hierarquizados em séries anuais ou semestrais, ciclos, módulos de ensino, eixos e outras formas de escalonar o tempo, o currículo é o coração da escola. Sobre as formas de organização curricular, é INCORRETO afirmar que:
No caderno currículo, conhecimento e cultura da série indagações sobre o currículo, Moreira e Candau propõem que se evidenciem, no currículo, a construção social e os rumos subsequentes dos conhecimentos, cujas raízes históricas e culturais tendem a ser usualmente “esquecidas”, o que faz com que costumem ser vistos como indiscutíveis, neutros, universais, intemporais. Isso significa