Questões de Concurso
Filtrar
689 Questões de concurso encontradas
Página 6 de 138
Questões por página:
Questões por página:
Segundo Philippe Perrenoud (1999), “uma competência não é uma soma de saberes, mas a capacidade de mobilizá-los de forma pertinente em um contexto determinado”. Esta definição foi incorporada de forma estruturante nas diretrizes curriculares brasileiras e na Base Nacional Comum Curricular (BNCC), que apresenta uma proposta formativa voltada ao desenvolvimento de competências gerais e específicas, estruturadas por meio de habilidades progressivas e contextualizadas. Tendo por base o exposto, marque o item que informa corretamente a forma como o conceito de competência é operacionalizado na BNCC, em articulação com o desenvolvimento de habilidades, considerando os princípios da formação integral e da mobilização de saberes em contextos complexos.
Concurso:
SME de João Pessoa - PB
Disciplina:
Pedagogia
Considerando as bases conceituais e as práticas pedagógicas contemporâneas da Educação Inclusiva, marque corretamente um princípio e uma metodologia coerentes com a efetivação de uma educação para todos.
Concurso:
SME de João Pessoa - PB
Disciplina:
Pedagogia
No contexto da Educação Infantil, as Ciências da Natureza integram-se de modo transdisciplinar, respeitando a especificidade do desenvolvimento da criança e o caráter investigativo das aprendizagens nessa etapa. Identifique a correta caracterização dos objetos de conhecimento das Ciências da Natureza na Educação Infantil, conforme os marcos normativos e conceituais que orientam a prática pedagógica.
Concurso:
SME de João Pessoa - PB
Disciplina:
Pedagogia
Dentre os objetos de estudo da Pedagogia, o conceito de currículo tem se transformado historicamente, refletindo as mudanças sociais, políticas e culturais de diferentes épocas. Da visão tradicional, centrada na transmissão de conteúdos, às abordagens críticas e pós-críticas, o currículo passou a ser entendido como construção social, cultural e política, articulada diretamente às práticas didáticas. Identifique, corretamente, uma concepção contemporânea de currículo articulada às tendências críticas.
Concurso:
SME de João Pessoa - PB
Disciplina:
Pedagogia
O debate no campo da Pedagogia na contemporaneidade visa superar a fragmentação do conhecimento e conduz à reflexão sobre os conceitos importantes como, por exemplo, a interdisciplinaridade e a transdisciplinaridade. Tais perspectivas propõem reorganizações curriculares e metodológicas que ultrapassam as fronteiras tradicionais das disciplinas, em busca de uma compreensão mais ampla e integrada dos fenômenos. Desse modo, podemos considerar que: