Filtrar


Questões por página:
Estudos de literatura evidenciam que em pacientes adultos com disfagia orofaríngea neurogênica, alimentos de consistência pastosa
A deglutição é um processo didaticamente dividido em fase oral preparatória, oral, faríngea e esofágica, e ainda em termos de consciente, inconsciente, voluntária e involuntária. Nessa concepção, a fase faríngea e esofágica são, respectivamente:
O músculo que está inserido na borda inferior do corpo do hioide e que tem por ação abaixar o osso hioide e ancorá-lo quando a mandíbula está aberta contra resistência é denominado músculo
Distúrbios de deglutição frequentemente estão presentes na doença de Parkinson e, muitas vezes, podem limitar ou impedir a alimentação, consequentemente reduzindo a capacidade plena do indivíduo em sociedade, induzindo a prejuízos. Cerca de 50% dos pacientes parkinsonianos apresentam disfagia, e as principais características encontradas são dificuldade de mastigação, incontinência oral de alimentos e saliva, e movimentos linguais lentificados. A partir desse enunciado, avalie as afirmativas a seguir e a relação proposta entre elas.
I – São observadas alterações na fase preparatória e oral, como tremor dos órgãos fonoarticulatórios, alteração inicial na formação do bolo alimentar, diminuição da taxa de secreção salivar, tempo de deglutição aumentado e limitação da excursão de língua e mandíbula durante a mastigação.
PORQUE
II – Há um comprometimento de alguns pares de nervos cranianos: V trigêmeo, que inerva os músculos da mastigação e é responsável pela sensibilidade da língua; IX glossofaríngeo e X vago, que são responsáveis pela inervação motora da faringe e laringe.
A respeito dessas afirmativas, assinale a alternativa CORRETA.
A disfagia pode ser frequentemente observada em indivíduos com distúrbios neurológicos e prejudica a deglutição de alimentos, o que pode levar a complicações como engasgos, desnutrição e aspiração pulmonar. A disfagia é muito comum, por exemplo, em pacientes com doença de Parkinson. Após realizada a avaliação e diagnosticada a presença da disfagia, segue-se a terapia.

I - Entre as manobras facilitadoras e voluntárias da deglutição, como estratégia de reabilitação, pode ser utilizada a manobra de Masako.
II - No Brasil, o tratamento da deglutição é realizado por fonoaudiólogos, por meio da utilização de métodos que visam à compensação e à reabilitação, quando possível, das alterações no processo de deglutição.
III - Um terapeuta que solicita ao paciente disfágico que, no momento da deglutição, coloque a língua para fora e a prenda com os dentes, favorecendo, desse modo, a elevação laríngea e a constrição faríngea, de forma a promover maior proteção das vias aéreas inferior, está aplicando a manobra de Masako, como estratégia de reabilitação.

Analisando a relação proposta entre a três asserções, assinale a alternativa CORRETA.