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I. A comunidade surda possui uma cultura própria, com valores, práticas e uma identidade compartilhada, sendo a Libras um dos principais elementos dessa identidade.
II. Durante o Congresso de Milão, em 1880, a Língua de Sinais foi oficialmente reconhecida como um meio de ensino eficaz para a educação de surdos em escolas ao redor do mundo.
III. A cultura surda valoriza a experiência visual do mundo, refletindo-se na comunicação, na arte e nas práticas sociais da comunidade.
IV. A identidade surda é homogênea e todos os surdos se identificam da mesma forma dentro da comunidade, sem variações culturais ou sociais.
V. No Brasil, a Libras foi oficialmente reconhecida como língua pela Lei nº 10.436/2002, garantindo direitos linguísticos à comunidade surda.
Após análise das proposições, marque a opção correta:
Existem diferentes níveis de interferência linguística nas sobreposições de bilíngues bimodais de dois pares de línguas como brasileiro usando a língua de sinais e a língua portuguesa. Quadros (2017) aponta várias interferências, nesse sentido, registre V, para verdadeiras, e F, para falsas:
(__) Há tendência de ter omissões da morfologia do português.
(__) Há omissão de usos de palavras funcionais no português.
(__) Quando as duas línguas são produzidas simultaneamente, há prejuízos para a prosódia de ambas.
(__) O modo bilíngue exige mais esforço cognitivo processual.
(__) Quando as línguas faladas forem usadas como primária, as línguas de sinais se acomodam à estruturas das línguas faladas.
Assinale a alternativa com a sequência correta:
De acordo as autoras, Carlinhos deve aprender
(Perlin e Miranda,2003, p.217) afirmam que SER SURDO é “(...) olhar a identidade surda dentro dos componentes que constituem as identidades essenciais com as quais se agenciam as dinâmicas de poder. É uma experiência na convivência do ser na diferença.”
As identidades surdas desempenham um papel fundamental na formação educacional e social das pessoas surdas.
Analise as afirmativas sobre identidades surdas e seus locais sociais.
I. O desenvolvimento da identidade surda está, especificamente, associado ao acesso à Língua de Sinais, pois a oralização é suficiente para garantir a inclusão social da pessoa surda.
II. A identificação como surdo pode variar entre diferentes contextos, podendo envolver tanto aspectos linguísticos, quanto culturais e sociais.
III. A identidade surda é única e homogênea, não sendo influenciada por fatores como a experiência de vida, a comunicação e o contato com a comunidade surda.
IV. A construção da identidade surda pode ocorrer em diferentes espaços sociais, como escolas bilíngues, associações de surdos e grupos culturais que utilizam a Língua de Sinais.
Está correto o que se afirma em
A história da Língua de Sinais apresenta um processo marcado por períodos de proibição e valorização da Língua de Sinais, influenciado por diferentes correntes filosóficas e educacionais.
Relacione cada abordagem com sua respectiva descrição.
1. Oralismo
2. Comunicação Total
3. Bilinguismo
( ) Abordagem que reconhece a Língua de Sinais como a primeira língua da pessoa surda e a língua oral/escrita como a segunda, promovendo o aprendizado das duas línguas.
( ) Método educacional que prioriza, exclusivamente, a fala com leitura labial, desconsiderando o uso da Língua de Sinais.
( ) Movimento que defende o uso simultâneo da escrita, dos gestos e da Língua de Sinais para facilitar a comunicação das pessoas surdas.
Assinale a alternativa correta.