Filtrar


Questões por página:
As formas de ensinar sofreram alterações ao longo dos tempos em função de diferentes concepções acerca do ensinar e do aprender. No contexto das abordagens de ensino, a abordagem humanista assenta-se na tese:
Considere o trecho abaixo:

Dentro deste pensamento filosófico, a organização racional de uma sociedade define seu grau de habilidade em superar os problemas que ocorrem devido à complexidade social. A complexidade do organismo social o faz ficar sujeito a problemas resultantes do desenvolvimento. Dessa forma, se faz necessária uma compreensão objetiva dos fenômenos sociais. A educação seria a principal ferramenta de apropriação deste discurso que permite a análise e o controle da sociedade, assim como de seu desenvolvimento.

Nesse sentido, nos referimos ao ___________________, desenvolvido por ______________. A alternativa que completa correta e respectivamente as lacunas acima é:
Visualizar Questão Comentada
Leia, atentamente, o texto a seguir. “Desprezar a análise de outros aspectos da conduta humana tais como: o raciocínio, o desejo, a imaginação, os sentimentos e a fantasia; defende a necessidade de medir, comparar, testar, experimentar e controlar o comportamento e desenvolvimento do educando e sua aprendizagem, objetivando com isso, controlar o comportamento do educando”. O texto trata da:

É fundamental ao profissional da educação realizar, continuamente, reflexões sobre a função social da escola pública na contemporaneidade. A esse respeito, analise as afirmativas a seguir:


I.Cabe à escola, na atualidade, promover a reflexão crítica sobre a sociedade e assumir um compromisso com: a educação integral; com a promoção da igualdade educacional sobre a qual as singularidades devem ser consideradas e atendidas; com a equidade, que pressupõe reconhecer que as necessidades dos estudantes são diferentes e a escola tem papel fundamental na redução da desigualdade.

II.Cabe à escola, na atualidade, privilegiar a memorização de conteúdos de ensino a partir do exercício mecânico e da repetição.

III.Dentre as funções sociais da escola está privilegiar o cuidado com a criança em detrimento dos processos de ensino e aprendizagem, os quais podem ocorrer em outros espaços não escolares.


É correto o que se afirma em:

O fenômeno educativo, como aponta Mizukami (1986, p.1 ), abarca diferentes aspectos. É fundamental, para entendê-lo, buscar refletir sobre o fato de que é ele "[...] um fenômeno humano, histórico e multidimensional" no qual estão "[...] presentes tanto a dimensão humana quanto a técnica, a cognitiva, a emocional, a sociopolítica e a cultural", logo, o fenômeno educativo está em permanente construção e mudança, influenciado pelas pesquisas, diálogos, tradições, visões e valores de cada tempo


(E laborado com base em MIZUKAMI, M. G.M. Ensino, as abordagens do processo. São Paulo:EPU,1986).


Considerando o exposto, assinale a alternativa que corretamente relaciona as principais teorias educacionais que permearam ou permeiam a educação brasileira; o papel que a escola, o professor e o estudante tiveram ou têm segundo essas teorias e a maneira como elas percebiam ou percebem o processo de ensino e aprendizagem: