Filtrar


Questões por página:
Os estudos que se dedicam à Filosofia da Educação distinguem o senso comum da ciência. Nessa direção, indique se as afirmativas abaixo são verdadeiras (V) ou falsas (F) a partir das construções teóricas da Filosofia e assinale a alternativa com a sequência correta de cima para baixo.
( ) Podemos chamar de senso comum o conhecimento herdado por um grupo social, cujas experiências proveitosas passam a ser repetidas e/ou consideradas pelos indivíduos da comunidade. Portanto, não se trata de um conhecimento inferior, desde que as pessoas saibam reelaborar a herança recebida, transformando o senso comum em “bom senso”.
( ) Em alguns casos, aquilo que se entende como senso comum pode não passar de ideologia, de imposição de ideias e valores que garantem interesses de classe, pois nem sempre é possível refletir e criticar o saber comum, sobretudo nas sociedades em que persiste a dominação ou a exploração de um grupo sobre o outro.
( ) O senso comum traduz-se em algo fragmentário, difuso, ametódico e assistemático e, num primeiro momento, o que é herdado não é questionado. É o bom senso que permite retomar, de maneira crítica, os saberes e os valores recebidos para adequá-los ou transformá-los a partir da análise das novas situações vividas.
( ) O bom senso depende de erudição e “estudo”, visto que é uma conquista relativamente recente da humanidade, a partir da qual, por meio de um saber rigoroso e elaborado, utilizam-se recursos da experimentação e da matematização para encontrar regularidades nos fenômenos observados a fim de assegurar o estabelecimento de leis e teorias.
Ao educador que atua com crianças é imprescindível apreender o significado da infância, o que exige a investigação das diferentes conceituações a ela atribuída em distintos movimentos e lugares da história humana.” Nesse contexto, analise as afirmativas, marque V para as verdadeiras e F para as falsas.
( ) Na cultura grega, as crianças vivem sua primeira infância em família e são submetidas à autoridade do pai, seu tutor legal, que pode reconhecê-las ou abandoná-las. ( ) A alteração nos sentimentos e nas relações frente à infância, entre os séculos XVI e XVII, retirou a criança do anonimato e iniciou um período de conquista para a infância. ( ) A concepção de Infância, em Rousseau, tem como nuclear a família como base sob a qual a criança deve ser educada. ( ) A modernidade pôs em relevo o papel social da educação: a infância passa a ser interpretada a partir de um discurso religioso.
A sequência está correta em
mostrar texto associado
Ainda que existam concepções opostas, tanto o pensamento sofista quanto o socrático contribuíram para a educação contemporânea por meio da (s)/do(s)
A epistemologia genética denomina o período de desenvolvimento no qual a criança desenvolve noções de tempo, espaço, velocidade, ordem, casualidade, entre outros, abstraindo dados da realidade. Esse período é denominado
Durante o processo para a aprendizagem deve-se verificar as inteligências mais marcantes em cada estudante, explorá-las para resolver as situações desafiadoras. Essa ideia sobre o desenvolvimento humano é parte da teoria ___________. Assinale a alternativa que preencha corretamente a lacuna.