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Para compreender os fundamentos da educação especial, é necessário analisar os aspectos que caracterizam a Política Nacional da Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva, como por exemplo:

I - O movimento mundial pela inclusão é uma ação que se baseia apenas em critérios sociopolíticos.
II – O movimento mundial pela inclusão preconiza a importância da educação especial construída em ambientes pensados especificamente para os alunos com necessidades especiais.
III - A educação inclusiva constitui um paradigma educacional fundamentado na concepção de direitos políticos.
IV – A educação inclusiva baseia-se na indivissibilidade do sentido de igualdade e diferença que caracteriza o ser humano.

É falso o que se afirma em:
São considerados público-alvo da educação especial os alunos com:

1. deficiência.
2. transtornos globais do desenvolvimento.
3. transtornos específicos de aprendizagem.
4. altas habilidades/superdotação.
5. transtorno do déficit de atenção e hiperatividade.

Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.
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A Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva tem como objetivo assegurar a inclusão escolar dos alunos público-alvo da educação especial, orientando os sistemas de ensino para garantir:

1. acesso ao ensino regular, com participação, aprendizagem e continuidade nos níveis mais elevados do ensino.
2. transversalidade da modalidade de educação especial desde a educação infantil até a educação superior.
3. oferta do atendimento educacional especializado.
4. formação de professores para o atendimento educacional especializado e demais profissionais da educação para a inclusão.

Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.
Consta na Base Curricular Municipal de Concórdia (2023) que, no âmbito Municipal, a Resolução nº 08, de 17 de dezembro de 2010, do Conselho Municipal de Educação de Concórdia, fixa normas para a Educação Especial no Sistema Municipal de Ensino de Concórdia (SC).
A Educação Especial, na perspectiva da Educação Inclusiva, integra o Sistema Municipal de Ensino de Concórdia e é caracterizada como modalidade de ensino que perpassa todos os níveis, etapas e modalidades do sistema educacional, realizando o Atendimento Educacional Especializado, disponibilizando os recursos, serviços e orientando quanto a sua utilização no processo de ensino e de aprendizagem:
As Diretrizes Curriculares para a Educação Especial orientam a prática pedagógica para garantir a inclusão e a equidade na educação para alunos com necessidades educacionais especiais. Sobre essas diretrizes, assinale a alternativa CORRETA.