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Ao se pensar no complexo e dialético processo de socialização que a escola deve cumprir na sociedade contemporânea faz-se necessário compreender os objetivos, mecanismos e procedimentos que são utilizados para a sua realização. Constitui-se assim, pressupor o compromisso social da escola para além da simples transmissão do conhecimento sistematizado, uma vez que ela precisa exercer sua função social.
Disponível em: http://repositorio.ufc.br/handle /riufc/39125. Acesso em: 28 dez.2023. (adaptado).
I. Constituir-se como espaço de construção de saberes, valorização de cultura e da formação humana.
II. Defender o processo educativo em favor de uma reprodução da sociedade vigente, contribuindo para a vida posterior do aluno.
III. Determinar com exatidão seu caráter como local de mobilização, diversidade, produção e criação, posturas e atitudes que podem levar à conscientização ou cristalização do modelo de sociedade atual.
IV. Fortalecer sua função para além da aprendizagem de conceitos, teorias e desenvolvimento de habilidades e atitudes.
V. Envolver a participação da comunidade no ambiente escolar como promoção de uma gestão democrática, restringindo-a de envolvimento nas problemáticas que interferem na aprendizagem do aluno.
É CORRETO apenas o que se afirma em:
Disponível em: https://www.editorarealize.com.br/editora/ anais/linguas/2021/61bb8f0aa7092_16122 021161002.pdf. Acesso em: 29 mar.2024. (adaptado)
Considerando a abordagem do texto sobre os processos de alfabetização e letramento, à luz de teóricos precursores, avalie as afirmações a seguir:
I. Em termos de significados a alfabetização e o letramento são dois processos diferentes que ocorrem de forma indissociável e interdependente.
II. É na educação infantil que a alfabetização na perspectiva do letramento pode alcançar resultados favoráveis ao processo de leitura e escrita.
III. Letramento implica utilizar a leitura e a escrita de modo diferente da simples ação de ler e escrever como ocorre na codificação e decodificação, pois representa o uso da leitura e da escrita em distintos contextos sociais.
IV. Nas séries iniciais da educação básica no processo de alfabetização é relevante apenas a codificação das consoantes.
V. No processo de alfabetização o letramento será a base, uma vez que leitura e escrita são essenciais meios de comunicação e interação e a alfabetização, deve ser vista pelo sujeito como instrumento para envolver-se nas práticas e usos da língua escrita.
É CORRETO apenas o que se afirma em:
Disponível em: https://www.editorarealize.com.br/editora/ anais/linguas/2021/61bb8f0aa7092_16122 021161002.pdf. Acesso em: 29 mar.2024. (adaptado)
Considerando a abordagem do texto sobre os processos de alfabetização e letramento, à luz de teóricos precursores, avalie as afirmações a seguir:
I. Em termos de significados a alfabetização e o letramento são dois processos diferentes que ocorrem de forma indissociável e interdependente.
II. É na educação infantil que a alfabetização na perspectiva do letramento pode alcançar resultados favoráveis ao processo de leitura e escrita.
III. Letramento implica utilizar a leitura e a escrita de modo diferente da simples ação de ler e escrever como ocorre na codificação e decodificação, pois representa o uso da leitura e da escrita em distintos contextos sociais.
IV. Nas séries iniciais da educação básica no processo de alfabetização é relevante apenas a codificação das consoantes.
V. No processo de alfabetização o letramento será a base, uma vez que leitura e escrita são essenciais meios de comunicação e interação e a alfabetização, deve ser vista pelo sujeito como instrumento para envolver-se nas práticas e usos da língua escrita.
É CORRETO apenas o que se afirma em: