Questões de Concurso
Filtrar
1.100 Questões de concurso encontradas
Página 6 de 220
Questões por página:
Questões por página:
Concurso:
Prefeitura de Canaã dos Carajás - PA
Disciplina:
Pedagogia
A respeito da distinção entre letramento e alfabetização, leia o trecho a seguir.
Há, assim, uma diferença entre saber ler e escrever, ser alfabetizado, e viver na condição ou estado de quem sabe ler e escrever, ser letrado. Ou seja: a pessoa que aprende a ler e a escrever – que se torna alfabetizada – e que passa a fazer uso da leitura e da escrita, a envolver-se nas práticas sociais de leitura e escrita – que se torna letrada – é diferente de uma pessoa que não sabe ler e escrever – é analfabeta – ou, sabendo ler e escrever, não faz uso da leitura e da escrita – é alfabetizada, mas não é letrada, não vive no estado ou condição de quem sabe ler e escrever e pratica a leitura e a escrita.
SOARES, Magda. Letramento: um tema em três gêneros. Belo Horizonte: Autêntica, 1998, p.36.
Sobre o processo de letramento, analise as afirmativas a seguir.
I. Indica o resultado da ação de ensinar e aprender as práticas sociais de leitura e escrita.
II. Indica o domínio do sistema convencional de escrita, como representação gráfica associada a um valor fonético.
III. Indica a condição adquirida por um grupo social ou por um indivíduo, como consequência de ter se apropriado da escrita e de suas práticas sociais.
Está correto o que se afirma em
Há, assim, uma diferença entre saber ler e escrever, ser alfabetizado, e viver na condição ou estado de quem sabe ler e escrever, ser letrado. Ou seja: a pessoa que aprende a ler e a escrever – que se torna alfabetizada – e que passa a fazer uso da leitura e da escrita, a envolver-se nas práticas sociais de leitura e escrita – que se torna letrada – é diferente de uma pessoa que não sabe ler e escrever – é analfabeta – ou, sabendo ler e escrever, não faz uso da leitura e da escrita – é alfabetizada, mas não é letrada, não vive no estado ou condição de quem sabe ler e escrever e pratica a leitura e a escrita.
SOARES, Magda. Letramento: um tema em três gêneros. Belo Horizonte: Autêntica, 1998, p.36.
Sobre o processo de letramento, analise as afirmativas a seguir.
I. Indica o resultado da ação de ensinar e aprender as práticas sociais de leitura e escrita.
II. Indica o domínio do sistema convencional de escrita, como representação gráfica associada a um valor fonético.
III. Indica a condição adquirida por um grupo social ou por um indivíduo, como consequência de ter se apropriado da escrita e de suas práticas sociais.
Está correto o que se afirma em
Disciplina:
Pedagogia
A criança, centro do planejamento curricular, é considerada um sujeito histórico e de direitos. Ela se desenvolve nas interações, relações e práticas cotidianas a ela disponibilizadas e por ela estabelecidas com adultos e crianças de diferentes idades nos grupos e contextos culturais nos quais se insere.
A maneira como ela é alimentada, se dorme com barulho ou no silêncio, se outras crianças ou adultos brincam com ela ou se fica mais tempo quietinha, as entonações de voz e contatos corporais que ela reconhece nas pessoas que a tratam, o tipo de roupa que ela usa, os espaços mais abertos ou restritos em que costuma ficar, os objetos que manipula, o modo como conversam com ela, etc, são elementos considerados como:
A maneira como ela é alimentada, se dorme com barulho ou no silêncio, se outras crianças ou adultos brincam com ela ou se fica mais tempo quietinha, as entonações de voz e contatos corporais que ela reconhece nas pessoas que a tratam, o tipo de roupa que ela usa, os espaços mais abertos ou restritos em que costuma ficar, os objetos que manipula, o modo como conversam com ela, etc, são elementos considerados como:
Concurso:
Prefeitura de Florianópolis - SC
Disciplina:
Pedagogia
As restrições físicas e linguísticas especificam possíveis combinações entre as unidades mínimas na formação de sinais. Algumas dessas restrições são impostas pelo sistema perceptual e outras pelo __________________.
Assinale a alternativa que corretamente preenche a lacuna no excerto:
Concurso:
Prefeitura de Marechal Floriano - ES
Disciplina:
Pedagogia
O raciocínio lógico pode ser desenvolvido desde a primeira infância por meio de atividades adequadas à faixa etária. Assinale a alternativa que apresenta uma prática eficaz para estimular o raciocínio lógico na Educação Infantil.
Concurso:
Prefeitura de Marechal Floriano - ES
Disciplina:
Pedagogia
O ambiente escolar exerce grande influência sobre o desenvolvimento emocional da criança. Considerando esse aspecto, assinale a alternativa que melhor explica o papel de um ambiente afetivo e seguro no desenvolvimento infantil.