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A Literatura Infantil é a literatura feita para as crianças. Ela é composta por histórias, poemas, cantigas, etc. Quando a Literatura Infantil surgiu, seu objetivo principal era educar, ensinar, trazer lições de moral para as crianças. Porém, atualmente, esses não são mais os principais objetivos. A Literatura Infantil de agora, busca mostrar a realidade das crianças, como elas pensam e como sonham. Diante disso, referente à Literatura Infantil, é correto afirmar que:
A Psicologia Infantil é uma disciplina que se dedica ao estudo dos processos mentais e comportamentais das crianças, desde a primeira infância até a adolescência. Seu principal objetivo é compreender e intervir nas dificuldades emocionais, comportamentais e de desenvolvimento que possam surgir ao longo do crescimento infantil. Diversas teorias têm contribuído para a compreensão do desenvolvimento infantil ao longo dos anos. Duas das teorias mais influentes são: a Teoria do desenvolvimento cognitivo, de Jean Piaget e a Teoria do apego, de John Bowlby. Sobre a teoria de Jean Piaget é correto afirmar que:

Ao se pensar no complexo e dialético processo de socialização que a escola deve cumprir na sociedade contemporânea faz-se necessário compreender os objetivos, mecanismos e procedimentos que são utilizados para a sua realização. Constitui-se assim, pressupor o compromisso social da escola para além da simples transmissão do conhecimento sistematizado, uma vez que ela precisa exercer sua função social.


Disponível em: http://repositorio.ufc.br/handle /riufc/39125. Acesso em: 28 dez.2023. (adaptado).


I. Constituir-se como espaço de construção de saberes, valorização de cultura e da formação humana.

II. Defender o processo educativo em favor de uma reprodução da sociedade vigente, contribuindo para a vida posterior do aluno.

III. Determinar com exatidão seu caráter como local de mobilização, diversidade, produção e criação, posturas e atitudes que podem levar à conscientização ou cristalização do modelo de sociedade atual.

IV. Fortalecer sua função para além da aprendizagem de conceitos, teorias e desenvolvimento de habilidades e atitudes.

V. Envolver a participação da comunidade no ambiente escolar como promoção de uma gestão democrática, restringindo-a de envolvimento nas problemáticas que interferem na aprendizagem do aluno.


É CORRETO apenas o que se afirma em:

A importância da aprendizagem em todos os níveis de escolaridade, principalmente na educação infantil, quanto ao processo de alfabetização numa perspectiva de letramento tem intensificado para além da compreensão como ato de ler e escrever, mas como aprendizagens significativas e de forma efetiva capazes de propiciar às crianças não apenas o desenvolvimento cognitivo, mas a aquisição adequada de habilidades que serão usadas ao longo de toda a vida cidadã.


Disponível em: https://www.editorarealize.com.br/editora/ anais/linguas/2021/61bb8f0aa7092_16122 021161002.pdf. Acesso em: 29 mar.2024. (adaptado)

Considerando a abordagem do texto sobre os processos de alfabetização e letramento, à luz de teóricos precursores, avalie as afirmações a seguir:


I. Em termos de significados a alfabetização e o letramento são dois processos diferentes que ocorrem de forma indissociável e interdependente.

II. É na educação infantil que a alfabetização na perspectiva do letramento pode alcançar resultados favoráveis ao processo de leitura e escrita.

III. Letramento implica utilizar a leitura e a escrita de modo diferente da simples ação de ler e escrever como ocorre na codificação e decodificação, pois representa o uso da leitura e da escrita em distintos contextos sociais.

IV. Nas séries iniciais da educação básica no processo de alfabetização é relevante apenas a codificação das consoantes.

V. No processo de alfabetização o letramento será a base, uma vez que leitura e escrita são essenciais meios de comunicação e interação e a alfabetização, deve ser vista pelo sujeito como instrumento para envolver-se nas práticas e usos da língua escrita.


É CORRETO apenas o que se afirma em:

A importância da aprendizagem em todos osníveis de escolaridade, principalmente naeducação infantil, quanto ao processo dealfabetização numa perspectiva de letramentotem intensificado para além da compreensãocomo ato de ler e escrever, mas comoaprendizagens significativas e de forma efetivacapazes de propiciar às crianças não apenas odesenvolvimento cognitivo, mas a aquisiçãoadequada de habilidades que serão usadas aolongo de toda a vida cidadã.


Disponível em: https://www.editorarealize.com.br/editora/ anais/linguas/2021/61bb8f0aa7092_16122 021161002.pdf. Acesso em: 29 mar.2024. (adaptado)





Considerando a abordagem do texto sobre os processos de alfabetização e letramento, à luz de teóricos precursores, avalie as afirmações a seguir:

I. Em termos de significados a alfabetização e o letramento são dois processos diferentes que ocorrem de forma indissociável e interdependente.

II. É na educação infantil que a alfabetização na perspectiva do letramento pode alcançar resultados favoráveis ao processo de leitura e escrita.

III. Letramento implica utilizar a leitura e a escrita de modo diferente da simples ação de ler e escrever como ocorre na codificação e decodificação, pois representa o uso da leitura e da escrita em distintos contextos sociais.

IV. Nas séries iniciais da educação básica no processo de alfabetização é relevante apenas a codificação das consoantes.

V. No processo de alfabetização o letramento será a base, uma vez que leitura e escrita são essenciais meios de comunicação e interação e a alfabetização, deve ser vista pelo sujeito como instrumento para envolver-se nas práticas e usos da língua escrita.


É CORRETO apenas o que se afirma em: