Filtrar


Questões por página:
mostrar texto associado
Em uma célula eletrolítica, a corrente elétrica é fornecida por uma fonte externa e usada para promover uma reação química não-espontânea. Atualmente essa é uma das possíveis formas de produção de hidrogênio gasoso a partir da eletrólise da água. Considere esse processo eletrolítico ocorrendo segundo as condições apresentadas na tabela a seguir:
Corrente Elétrica 10 A
Tempo 30 min
Pressão 1,0 atm
Temperatura 273 K
Sabendo que, nessas condições, foram recolhidos 1,7 L de gás hidrogênio é possível prever que o rendimento do processo foi, aproximadamente, de
(Dado: Constante de Faraday = 96.500 s.A.mol-1)
O ferro metálico, amplamente utilizado na indústria, pode ser obtido a partir da redução do óxido ferroso (FeO) pelo monóxido de carbono (CO), de acordo com a equação abaixo, cuja variação de entalpia é desconhecida.
Imagem associada para resolução da questão

Caso essa reação seja realizada em etapas, as reações de cada etapa serão as seguintes, em que ∆Hn (n = 1,2 ou 3) representa a variação de entalpia da n-ésima etapa:
Imagem associada para resolução da questão

A partir da Lei de Hess, é possível calcular a variação de entalpia envolvida na primeira reação.
Nessa situação, considerando-se que MFe = 56 g/mol seja a massa molar do ferro, é correto concluir que a variação de entalpia envolvida na formação de 140 g de ferro metálico por meio da redução do óxido ferroso pelo monóxido de carbono é

Em meados do século XX, as pilhas alcalinas surgiram como uma alternativa muito mais eficiente energeticamente em comparação às pilhas tradicionais. Como mostra a seguinte figura, a pilha alcalina utiliza os mesmos eletrodos da tradicional, porém o seu eletrólito é uma solução aquosa de hidróxido de sódio concentrada (~30% em massa) contendo uma dada quantidade de óxido de zinco ― daí a denominação alcalina para essa pilha.


Imagem associada para resolução da questão

Internet:<http://qnesc.sbq.org.br> (com adaptações).


Durante o funcionamento dessa pilha, o
Como se sabe, os metais não se encontram de forma pura na natureza, é preciso extrair e posteriormente purificar para obtê-los sem resíduos (impurezas). O primeiro a realizar a façanha de purificar metais através da eletrólise foi Charles Hall, no ano de 1886. A Eletrólise é um método muito usado para este fim em razão da economia e eficiência desse método. No processo da eletrólise da alumina ( Al2O3 ), pode-se afirmar que

“Um banho de ouro consiste em mergulhar o metal-base em uma solução de sais de ouro e ligá-lo à corrente elétrica. Ao lado dele, mergulha-se uma barra de ouro ligada ao outro polo de corrente elétrica, que tem, nessas condições, a propriedade de transportar o ouro líquido e depositá-lo sobre a peça a ser dourada. O banho de ouro pode ser aplicado em diversos tipos de metal-base, como: prata, níquel, cobre e latão. Dependendo do tempo de duração da imersão da peça, essa camada poderá ser mais ou menos espessa. A boa douração tem espessura na ordem de 0,02 mm ou 20 mícrons.”

(Disponível em: https://agatarp.com.br/blog/2012/08/31/a-diferenca-entre-folheamento-e-o-banho-de-ouro/.)


Assinale a alternativa que corresponde ao número de mols de ouro utilizado em uma eletrodeposição de Au+ que durou 7 minutos e utilizou 4,6 A.

(Dados: massa molar do Au = 197g; 1F = 96500C; 1A = 1C/s.)