Filtrar


Questões por página:
Cromatografia é uma técnica muito utilizada em laboratórios de pesquisas e analíticos com a intenção de analisar e quantificar substâncias orgânicas. Os analitos percorrem uma coluna preenchida com uma fase estacionária (que pode ser eletricamente neutra ou carregada e saem no outro orifício em tempos determinados. O que faz esse analito ficar mais ou menos tempo dentro das colunas é o quanto esse composto é adsorvido pelo material de preenchimento da coluna, ou seja, quanto menor o tempo, menor a interação com a coluna.
Um par de aminoácido é separado em uma coluna onde a fase estacionária está saturada com água e o solvente transportados é o metanol. Os aminoácidos são:
HOOC-CHNH2-CH2-OH e HOOC-CHNH2-CH3.
Assinale a alternativa que melhor representa o que acontece.
Analise a seguinte situação: Misturou-se, em um balão de 1 l,0,10 mol de H2,0,10 mol de I2. Calcule a concentração no equilíbrio de todas as espécies em temperatura constante. Reação H2(g) + I2(g) ⇔ 2HI, onde K = 64.
Assinale a alternativa que contenha a concentração no equilíbrio de H2(g), I2(g) e HI respectivamente:
Observe essas asserções:
I. Misturando-se as soluções Fe2(SO4)3 e hidróxido de sódio, forma-se um precipitado. II. Misturando as soluções AgNO3 e carbonato de potássio, forma-se um precipitado. III. Misturando as soluções MgCO3 e sulfato de sódio, forma-se um precipitado.
A partir da análise das asserções anteriores, assinale a alternativa correta.
A equação iônica balanceada que representa a reação na qual as soluções de nitrato de prata (AgNO3) e o cromiato de sódio (Na2CrO4) para formar um precipitado vermelho é:
Um químico precisa preparar 250 ml de uma solução 0,4 M de hidróxido de sódio a partir da pesagem de NaOH com 90% de pureza. Considere as seguintes massas atômicas: Na = 23g.mol-1, O = 16,0 g.mol-1 e H = 1,0 g.mol-1.
A massa de NaOH (em g) necessária para preparar a solução é: