Filtrar


Questões por página:
A acidez do solo é considerada um dos graves problemas para a cultura de diversos produtos agrícolas.
“Apesar dos conceitos básicos de acidez e da capacidade de troca de cátions (CTC) serem bastantes conhecidos, tanto nas regiões de clima temperado como nas regiões de clima tropical, ainda existe muita confusão gerada pelo uso inadequado destes conceitos na solução de problemas ligados à fertilidade do solo”. (CAMARGOS,2005)
Diante do exposto, analise as afirmativas abaixo.
I. Acidez ativa é dada pela concentração de H+ livre na solução do solo, que é liberada pelas substâncias que compõem a acidez potencial e é medida pelo valor de pH, em escala que, para a maioria dos solos do Brasil, varia de 4,0 a 7,5.
II. A acidez ativa é muito fácil de ser corrigida, pois em 1 ha com pH = 4,0, com 25% de água, precisa apenas de 2,5 kg de CaCO3 para ser corrigido. Porém, à medida que se neutraliza o H+ em solução, as substâncias que compõem a acidez potencial passam a liberar mais H+ que tende a manter, ao final de reações no solo, altos índices de acidez ativa.
Assinale a alternativa correta.
A tabela a seguir corresponde aos valores encontrados para Kc em determinada temperatura, para o equilíbrio químico da ração de formação do monóxido de nitrogênio. Nesta reação, sabemos que 1 mol de gás nitrogênio no estado gasoso, reage com 1 mol de gás oxigênio no estado gasoso, formando 2 mols de monóxido de nitrogênio gasoso.
Imagem associada para resolução da questão


Diante dos valores acima, assinale a alternativa que apresenta maior concentração de monóxido de nitrogênio.



A metilamina (CH3NH2) é importante matéria-prima na indústria química. Esse composto é um gás incolor, com forte odor, sendo comumente comercializado na forma de solução aquosa. Em água, o seguinte equilíbrio químico se estabelece
CH3NH2(aq) + H2O(l) ? CH3NH3+ (aq) + OH(aq)

Sabe-se que o valor da constante de ionização da metilamina (Kb) é igual a 3,6 x 10-4 e que seu grau de ionização é inferior a 5%. Assim, uma solução aquosa de metilamina que seja comercializada com concentração 0,10mol.L-1 deve apresentar pH igual a
(Dados: log 2 = 0,30 e log 3 = 0,50)
A força de um ácido está diretamente ligada a sua capacidade de sofrer ionização. Essa força pode ser determinada experimentalmente e expressa a partir do valor da constante de ionização ácida (Ka).
Observe a tabela a seguir que contém os valores de pKa para cinco ácidos inorgânicos distintos.
ÁCIDO pKa carbônico 6,37 hipocloroso 7,53 hipobromoso 8,69 bórico 9,14 cianídrico 9,31


O ácido mais forte é o
Considere um sistema em equilíbrio formado a partir da reação entre o ácido fluorídrico e o íon oxalato, sendo Keq a constante de equilíbrio.
2HF(aq) + C2O42-(aq) ? 2F-(aq) + H2C2O4(aq) Keq
Sabe-se ainda que
(I) HF(aq) ? H+ (aq) + F (aq) K1
(II) H2C2O4 (aq) ? 2H+ (aq) + C2O4 2– (aq) K2

O valor da constante de equilíbrio Keq pode ser expresso em função das constantes K1 e K2 pela expressão