Filtrar


Questões por página:
mostrar texto associado
O paciente evolui com alteração de pensamento, passando a achar que as pessoas o perseguem; alteração se sensopercepção, dizendo ouvir vozes que conversam entre si; e isolamento social, referindo preferir ficar no próprio quarto, local onde consegue se conectar com energias quânticas que equilibram a respectiva vida. Esses sintomas evoluem com duração de mais de seis meses e com prejuízo laboral e social para o paciente, segundo relatório médico.

Acerca do diagnóstico do caso clínico relatado, assinale a alternativa correta.
mostrar texto associado
Assinale a alternativa que indica o transtorno que está mais associado à história familiar de pacientes com o transtorno relatado no caso.
mostrar texto associado
Com base nesse caso clínico, assinale a alternativa que indica, respectivamente, o provável diagnóstico e o mecanismo de defesa empregado pelo paciente.
A maioria dos antipsicóticos possui efeitos cardiovasculares adversos, fator associado ao fato de pacientes com esquizofrenia possuírem expectativa de vida cerca de 20% menor do que a população geral.

Considerando os efeitos cardiovasculares dos diferentes antipsicóticos, assinale a alternativa correta.
Delirium é um quadro neuropsiquiátrico classicamente considerado uma síndrome decorrente de disfunções corticais superiores. Sabe-se que condições ambientais podem exacerbar quadros de Delirium, o que faz com que a abordagem não farmacológica mereça atenção. Sobre esse assunto, analise as afirmativas a seguir.

I. O ambiente deve ser controlado, evitando-se qualquer tipo de estimulação sensorial possível.

II. Deve ser dada atenção ao ciclo sono-vigília, priorizando-se ambientes em que exista oscilação de intensidade da iluminação.

III. É importante fornecer ao paciente informações quanto à orientação e, nesse sentido, o uso de relógios é interessante.

Estão corretas as afirmativas