Filtrar


Questões por página:
Homem,35 anos de idade, com diagnóstico de transtorno esquizoafetivo é encaminhado por clínico geral ao ambulatório de psiquiatria. Ele estava usando 8 mg de risperidona por dia, e recentemente a dose foi reduzida para 6 mg por dia. O clínico geral havia notado que o paciente parecia estar muito inquieto, com movimentos acentuados dos membros inferiores, embora permanecesse sentado. O paciente relata que dorme bem sem o uso de um hipnótico. Qual é a causa mais provável de sua inquietação?
Homem,82 anos de idade, com história de demência vascular, é levado ao hospital devido a aumento na agitação e infecção do trato urinário. Qual das características a seguir distingue melhor o delirium da demência?
Homem,80 anos de idade, é submetido a uma avaliação para demência versus depressão. A pessoa que cuida do paciente descreve uma história de humor deprimido e confusão crescentes, pouco apetite, perda de peso, descuido consigo mesmo e irritabilidade. Em seu exame cognitivo, ele está alerta e orientado quanto a pessoa e lugar, mas não quanto a tempo. Sua concentração está prejudicada, bem como sua memória de curto prazo, apesar de ser capaz de evocar lembranças adequadamente. Seu esforço geral é insatisfatório e ele responde sempre às perguntas dizendo: “Não sei”. Qual das seguintes características é mais compatível com doença depressiva do que com demência?
A esquizofrenia é uma doença psiquiátrica, de caráter crônico, com comprometimento significativo da dimensão funcional da pessoa, com quebra da linha vital. Contudo, algumas formas ou subtipos de apresentação clínica denotam um melhor prognóstico para o paciente. Os fatores associados a bom prognóstico da esquizofrenia são:
Os mecanismos constitutivos do delírio são: