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Leia o trecho a seguir.
Trata-se de um programa que associa um enfoque estatístico a um arsenal de ferramentas que são empregadas a fim de caracterizar as fontes da variabilidade e demonstrar como esse conhecimento pode controlar e aperfeiçoar os resultados do processo. Concentra-se na diminuição ou na eliminação da incidência de erros, defeitos e falhas em um processo. Este programa surgiu na Motorola, na década de 80, com o objetivo de auxiliar a resolução de seus problemas de qualidade, com um forte apelo na obtenção de resultados. Sua metodologia sistematizada é composta pelos métodos DFSS e DMAIC.
Assinale a opção que indica o programa/método apresentado no trecho acima.
Assinale a opção que apresenta as normas de gestão da qualidade da série ISO 9000:2008.

Relacione as ferramentas de gestão de qualidade, listadas a seguir, às suas respectivas funções.


1. Carta Controle

2. Matriz GUT

3. Diagrama de Ishikawa


( ) Gráfico utilizado para monitorar a variabilidade de um processo, verificando causas comuns e especiais.

( ) Representação das potenciais causas que podem levar a um problema específico.

( ) Tabela que trabalha com a priorização da resolução de problemas.


Assinale a opção que indica a sequência correta, segundo a ordem apresentada.

Segundo Takeshy Tachizawa, em Organização Flexível, Qualidade na Gestão por Processos, a maioria dos problemas existentes em uma organização podem ser solucionados com o auxílio de sete ferramentas para o controle de qualidade.

Sobre as três ferramentas que podem ser representadas por diagramas, analise as afirmativas a seguir.

I. O Diagrama de causa e efeito permite visualizar a contribuição, em termos absolutos e relativos, de cada uma das várias causas de um problema.

II. O Diagrama de dispersão, também conhecido como diagrama de espinha de peixe, constitui uma atividade de melhoria em que são evidenciados pontos em que os esforços devem ser concentrados.

III. O Diagrama de Pareto representa, graficamente, a relação existente entre duas grandezas quantitativas e tem por objetivo mostrar a existência ou não de relação entre duas variáveis e verificar o quanto elas estão relacionadas.

Assinale:

A ferramenta da qualidade que auxilia no controle e no alinhamento da estratégia institucional, visando ao aprendizado e ao crescimento organizacional, é denominada