Filtrar


Questões por página:
Paciente, sexo masculino,62 anos, agricultor, procura seu médico com queixa de dor no joelho direito. Relata que o quadro iniciou há mais de um ano e vem piorando ao longo dos últimos meses, prejudicando atividades como caminhar, subir e descer escadas. Refere rigidez matinal com duração menor do que dez minutos; piora da dor após as jornadas de trabalho e movimentação intensa; e alívio com o repouso. Sem outros sintomas, nega traumas, cirurgias prévias, comorbidades ou uso de medicamentos. Ao exame, apresenta-se IMC de 28 kg/m; pressão arterial de 120 x 80 mmHg; dor à mobilização do joelho direito; e ausência de edema, de derrame articular palpável ou de hiperemia. Em relação ao caso relatado, assinale a alternativa correta.
O termo senescência compreende alterações fisiológicas próprias do envelhecimento do organismo humano, não sendo consideradas doenças. Assinale a alternativa que apresenta uma alteração fisiológica associada ao envelhecimento.
As doenças crônicas não transmissíveis respondem pela maior parcela das mortes em todo o mundo, sendo parte importante destas relacionadas ao câncer. A principal causa de morte por câncer no mundo é
Homem,65 anos, obeso, tabagista (mais de 20 cigarros por dia), hipertenso com tratamento irregular, chega ao PS com queixa de precordialgia, tipo aperto há pouco mais de 40 minutos, acompanhada de palpitações, náuseas e vômitos. O ECG apresenta inversão profunda (> 5 mm) e simétrica da onda T, que se normaliza com o uso de nitrato sublingual, havendo também melhora da dor. Nesse caso,

GMW,69 anos, sexo feminino, aposentada, com queixa de incapacidade para marcha há 03 meses, além de gonalgia esquerda (E) e artralgia em pé direito (D). Tem como antecedentes hipertensão arterial sistêmica, osteoporose, ansiedade e depressão, além de histórico de múltiplos focos de osteomielite crônica em fêmur direito, quadril direito, úmero esquerdo, punho direito, tratados entre 1957 e 1979, e sequela de fratura de úmero proximal esquerdo por queda em 2005, clipagem de aneurisma cerebral em 2000, sequela de trombose venosa profunda em membro inferior esquerdo em 2000 e 2009 e internação por tromboembolismo pulmonar em 2011. Em uso de Marevan, Diovan HCT, anlodipina, alendronato de sódio, carbonato de cálcio, Citalopram e bromazepam. Ao exame físico, apresenta importante limitação à marcha com bengala com apoio do membro superior direito, dismetria de membros inferiores, crepitação patelar bilateral e importante diminuição de mobilidade patelar bilateral. Amplitude movimento (ADM) de quadril D: 10° com postura tendendo à adução e flexão, ADM de joelho D: extensão= 0°, flexão = 100°, ADM de joelho E: extensão=0°, flexão= 95°. Edema +/4+ em tornozelo D, sem instabilidades. Peso= 69 kg, altura = 1,54 m. Raio-X de bacia, de joelhos e de ombro esquerdo evidenciam importante redução do espaço articular acetabular, com impactação óssea e deformidades no fêmur direito, deformidade da cabeça umeral E e redução do espaço articular do ombro E, e redução importante do espaço articular de compartimento medial de joelhos, com osteófitos exuberantes. Escanograma de membros inferiores mostra dismetria de 7,5 cm a favor de membro inferior esquerdo. Quais seriam as medidas de intervenção fisiátrica que você indicaria para otimizar a marcha nessa paciente?