Filtrar


Questões por página:
Mulher de 76 anos, independente para as atividades básicas e instrumentais de vida diária, é levada ao serviço de emergência após queda da própria altura enquanto lavava louça. Em avaliação inicial apresentava encurtamento e rotação externa de membro inferior direito, com dor intensa à mobilização do membro. Considerando o caso acima, assinale a alternativa correta.
Mulher,67 anos, negra, possui como comorbidades hipertensão e dislipidemia. Procura atendimento com Oftalmologista devido quadro de dificuldade em enxergar nos últimos meses, com piora dos sintomas à noite. Tem comprometimento da visão periférica, com a percepção de que não vê objetos por completo, como se tivessem “partes faltando”. Apresenta ainda quadro de dor ocular, visão borrada e cefaleia após realização de esforço ou leitura. Em relação ao quadro da paciente, assinale a alternativa que apresenta o possível diagnóstico.
Em relação aos Cuidados Paliativos, analise as afirmativas a seguir e dê valores Verdadeiro (V) ou Falso (F).
( ) Os Cuidados Paliativos compreendem uma abordagem que objetiva a redução do sofrimento e a melhora da qualidade de vida dos pacientes e de seus familiares em situações ameaçadoras a vida, tratando não somente a dor, mas também outros sintomas físicos, psíquicos e espirituais. ( ) Em paciente em situação de final de vida, em que a ingesta de medicamentos via oral tornase inviável, há a possibilidade de realização de uma via subcutânea denominada hipodermóclise. Trata-se de uma alternativa segura, que possibilita a administração de soro fisiológico, alguns eletrólitos e vários medicamentos, incluindo antibióticos como Cefepima. ( ) Um dos sintomas mais frequentes a serem abordados nos Cuidados Paliativos é a dor. Existem escalas para avaliação desse sintoma e frequentemente utilizam-se medicamentos opioides para seu controle. Nos pacientes idosos, no entanto, mesmo em casos de dor intensa, deve-se evitar a prescrição de Morfina. Devido alterações farmacocinéticas e farmacodinâmicas do envelhecimento, indivíduos idosos são mais propensos a intoxicações e dependência pelo uso deste fármaco. ( ) Em pacientes com síndrome demencial em estágio avançado, a realização de via alternativa de alimentação como sonda nasoenteral e gastrostomia são modificadoras de prognóstico, uma vez que reduzem significativamente o risco de complicações como pneumonia aspirativa, bem como lesões por pressão, além de melhorarem a condição nutricional do paciente. ( ) Para auxiliar na comunicação de más notícias, foi elaborado por Robert Buckman o denominado protocolo SPIKES, preconizando que as más notícias sejam abordadas com sensibilidade, em ambiente tranquilo, respeitando o ritmo do paciente, com tempo hábil para uma conversa sem interrupções.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo.
A incontinência urinária é altamente prevalente na população idosa, sendo responsável por situações de constrangimento, com aumento do isolamento de quem a sofre, levando até a casos de institucionalização do paciente. Considerando o tema acima, assinale a alternativa incorreta.
Idosa de 82 anos comparece em consulta de rotina com geriatra. Nega cansaço ou fadiga. É independente para as atividades básicas e instrumentais de vida diária. Realiza fisioterapia duas vezes na semana e hidroginástica uma vez na semana. Ativa, gosta de realizar compras no mercado e ainda dirige. Possui como comorbidades diabetes, hipertensão, dislipidemia, hipotireoidismo e doença renal crônica estágio I, porém faz uso correto das medicações e apresenta comorbidades controladas. Relata perda ponderal de 3,0 kg em 2 anos. Considerando o caso clínico descrito, assinale a alternativa incorreta.