Filtrar


Questões por página:
A gestão estratégica da qualidade deve ser implementada a partir de um programa de gestão pela qualidade total. A implementação eficaz desse programa requer o apoio e o envolvimento da alta administração no que se refere
Determinada empresa de varejo enfrenta desafios em sua competitividade de mercado devido a mudanças nas preferências dos clientes e aumento da concorrência. A diretoria da instituição realizou um planejamento estratégico, a fim de definir diretrizes e metas para os próximos cinco anos e, para tal, contratou uma consultoria especializada em metodologias estratégicas para ajudar nesse processo. O consultor foi informado que a empresa deve desenvolver uma tática. Considere a situação atual, avaliando os pontos fortes e fracos internos, além de oportunidades e ameaças externas. Além disso, deve-se envolver os principais executivos e funcionários-chave em todo o processo para obter uma perspectiva abrangente e alinhar a equipe com as metas estratégicas. É possível afirmar que a metodologia estratégica que o consultor deverá propor é:
São consideradas ferramentas de gestão da qualidade

Com relação à gestão da qualidade, julgue os seguintes itens.


I O ciclo PDCA (planejar, desenvolver, checar e agir) é usado na análise do andamento de um planejamento estratégico.

II O fluxograma de processos é uma representação gráfica que descreve os passos e as etapas sequenciais de determinado processo.

III O princípio de Pareto parte do pressuposto de que 80% dos problemas decorrem de 20% das causas, o que pode ser utilizado para priorizar a importância que os problemas têm para uma organização.


Assinale a opção correta.

Não existe um conceito único e universal que defina qualidade. Graças a isso, é possível que a conceituemos a partir de diversos prismas, e o seu entendimento, por assim dizer seja diverso. Analise as afirmativas abaixo e assinale V para Verdadeiro ou F para Falso.
( ) Qualidade pode ser vista como a observação precisa das especificações ou, em outras palavras, a manutenção de padrões como tamanho, cor, peso, etc. ( ) Qualidade pode ser vista como a capacidade de satisfazer necessidades de consumidores e usuários, ou seja, um produto ou um serviço tem qualidade se satisfaz as necessidades a que se destina. ( ) Qualidade pode ser vista como a verificação dos defeitos do produto na relação pós-venda. ( ) Qualidade pode ser vista como a adequação ao uso, está definida pela capacidade do produto em atender às finalidades aos usos a que se propõe.
Assinale a alternativa que corresponda à sequência CORRETA.