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De acordo com a análise de José Willington Germano (1993), é importante considerar a legislação educacional para além das suas intencionalidades. Nessa perspectiva, é um imperativo considerar a materialidade dos fatos como ocorrem em seu desenvolvimento histórico, social, político e cultural. Nesse sentido, em relação à Reforma do 1º e 2º graus (Lei nº 5.692/71), destaca-se como desdobramento de sua implementação
Concurso:
Prefeitura de Mogeiro - PB
Disciplina:
Pedagogia
A atividade do orientador educacional é muito importante para desenvolvimento das ações pedagógicas da escola. De acordo com Pimenta (1988) esta função tem origem por volta dos anos de 1930 dentro de uma perspectiva de orientação profissional dominante:
Concurso:
Prefeitura de Itumbiara - GO
Disciplina:
Pedagogia
Durante a reforma educacional promovida pelo Regime Militar, foi aprovada a Lei nº 5.692/1971, que fixou diretrizes e bases para o ensino de 1° e 2º graus. Essa lei teve como objetivo
Concurso:
Prefeitura de Itumbiara - GO
Disciplina:
Pedagogia
Conforme Leonor Fávero (2000, p.88), a educação na colônia estava vinculada à política colonizadora de Portugal cujo objetivo era a obtenção do lucro e, se nas diretrizes básicas estava citada expressamente a população indígena (para catequese e instrução), a vinda de pessoas da pequena nobreza para organizar a "empresa" exigia que se incluíssem na empreitada a que se propuseram os jesuítas, os filhos dos colonos, já que recebiam subsídios para fundar colégios. Nesse período, o documento pedagógico elaborado pela Companhia de Jesus no final do século XVI, publicado oficialmente em 1599, com o objetivo de organizar e sistematizar a educação nas escolas jesuítas, foi
Concurso:
Prefeitura de Itumbiara - GO
Disciplina:
Pedagogia
Leia o texto a seguir.
Há depois a dimensão da institucionalização, do minucioso controle social, articulado no tecido da sociedade, exercido por meio de instituições ad hoc e que diz respeito à classificação dos indivíduos e dos comportamentos, à criação de tipologias sociais diferenciadas (os loucos, os criminosos, os doentes, os pobres, os órfãos etc.) que são estudadas e dirigidas em vista de uma integração produtiva na sociedade ou de uma separação desta, para torná-las inofensivas.
CAMBI, Franco. História da pedagogia. São Paulo: FEU,1999, p.200-201.
Na modernidade, esse complexo processo de pedagogização da sociedade, de reorganização e de controle, de produção de comportamentos integrados aos fins globais da vida social é exercido pelo poder
Há depois a dimensão da institucionalização, do minucioso controle social, articulado no tecido da sociedade, exercido por meio de instituições ad hoc e que diz respeito à classificação dos indivíduos e dos comportamentos, à criação de tipologias sociais diferenciadas (os loucos, os criminosos, os doentes, os pobres, os órfãos etc.) que são estudadas e dirigidas em vista de uma integração produtiva na sociedade ou de uma separação desta, para torná-las inofensivas.
CAMBI, Franco. História da pedagogia. São Paulo: FEU,1999, p.200-201.
Na modernidade, esse complexo processo de pedagogização da sociedade, de reorganização e de controle, de produção de comportamentos integrados aos fins globais da vida social é exercido pelo poder