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(Concurso Milagres/2018) Em relação às possibilidades de Atendimento Educacional Especializado para alunos com deficiência visual, analise as proposições a seguir e coloque V para verdadeiro e F para falso:
( ) Receber o ensino do Sistema Braille ( ) Realizar atividades de Orientação e Mobilidade ( ) Receber materiais didático-pedagógicos adequados ( ) Receber o ensino e reforço escolar das matérias específicas do ensino regular as quais apresente maior comprometimento devido à sua deficiência e dificuldade em operar no nível de representações mentais. Pode-se dizer que a opção correta é:
(Concurso Milagres/2018) Alguns professores privilegiam o caminho das aprendizagens mecânicas quando atuam junto aos alunos que apresentam deficiência intelectual. Ao invés de apelar para situações de aprendizagem que tenham raízes nas experiências vividas pelo aluno, atividades essas capazes de mobilizar seu raciocínio, propõem atividades baseadas na repetição e na memória. Frequentemente, essas atividades são desprovidas de sentido para os alunos. (GOMES, POULIN, FIGUEIREDO,2010, p.9) Assinale a alternativa correta:
(Concurso Milagres/2018) São atendidos, nas Salas de Recursos Multifuncionais, alunos público-alvo da educação especial, conforme instituído na Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva e no Decreto Nº.6.571/2008. Dadas as situações abaixo classifique-as em: (1) Público da educação especial (2) Não é público da educação especial
( ) Alunos com deficiência ( ) Alunos com Transtornos Globais do Desenvolvimento ( ) Alunos com altas habilidades /superdotação ( ) Alunos que apresentam dificuldade de aprendizagem: alunos que necessitam, no contra turno, na Sala de Recurso Multifuncional, de um reforço escolar para superar sua dificuldades no processo de aprendizagem e desenvolvimento cognitivo.
(Concurso Milagres/2018) A Lei 10.098 indica normas gerais para promoção da acessibilidade. As políticas apontam para elementos importantes que tornam a vida de pessoas com deficiência mais independentes e acessíveis. Assinale o item que NÃO pertence às normas estabelecidas pela Lei 10.098 de acessibilidade:
(Concurso Milagres/2018) A garantia do processo de inclusão perpassa também pela implementação de Salas de Recursos Multifuncionais (SRMs). Conforme Santos (2010), esse espaço é composto por diversos recursos acessíveis que auxiliam no desenvolvimento de alunos atendidos, público da educação especial. Nessa perspectiva, atribua valores de V para verdadeiro e F para falso.
( ) As Salas de Recursos Multifuncionais são espaços onde se realiza o Atendimento Educacional Especializado - AEE. Dentro desses espaços, é possível encontrarmos recursos acessíveis e equipamentos específicos, que irão ao encontro das necessidades dos alunos público-alvo da educação especial. ( ) O atendimento feito dentro da Sala de Recurso Multifuncional, com o público da educação especial, nesse caso alunos com Deficiência, Transtorno Global do Desenvolvimento e Altas Habilidades/superdotação ocorre em turno contrário à escolarização. ( ) Nas Salas de Recursos Multifuncionais, podemos encontrar alguns equipamentos específicos, dentre eles podemos mencionar: teclado colmeia, materiais e jogos pedagógicos acessíveis, lupas, entre outros. ( ) Algumas Salas de Recursos Multifuncionais tem acrescidos outros recursos, que se destinam para alunos com cegueira. Nesse espaço, será possível encontrar alguns equipamentos, tais como: impressora Braille, reglete, punção, guia de assinatura, globo calculadora sonora, entre outros.
Assinale a alternativa correta