Filtrar


Questões por página:
Bersch (in Schirmer et al.,2007) afirma que para a implementação da prática de tecnologia assistiva (TA), no contexto educacional, é necessário criatividade e disposição para se encontrar, junto com o aluno, alternativas possíveis que visam vencer as barreiras que o impedem de estar incluído em todos os espaços e momentos da rotina escolar. Ela cita o art.61 do Decreto n° 5.296/04, que denomina os produtos, instrumentos e equipamentos ou tecnologias adaptados ou especialmente projetados para melhorar a funcionalidade da pessoa portadora de deficiência ou com mobilidade reduzida, favorecendo a autonomia pessoal, total ou assistida.

O excerto refere-se
A tecnologia assistiva (TA) é composta de recursos e serviços. Assinale a alternativa que corretamente define os recursos de TA.
Algumas vezes os alunos estarão impedidos de acompanhar as aulas com a regularidade necessária, por motivo de internação hospitalar ou de cuidados de saúde que deverão ser priorizados. Nesse momento,
De acordo com Bersch et al. (in Schirmer et al.,2007), as terminologias da Organização Mundial da Saúde (OMS – 2001) colaboram no sentido de não concebermos a deficiência como algo fixado no indivíduo.

Elas afirmam que a OMS
O aluno JRL, com seis anos de idade, tem severas dificuldades de comunicação. Na sala de recursos multifuncional foi utilizado um recurso, no qual, quando se mostra um controle remoto, tem-se a representação de assistir televisão.

Altiere Carvalho, na obra Entendendo a deficiência física (2012), utiliza o mesmo exemplo como modelo de sistema de comunicação alternativa com um recurso do tipo: