Filtrar


Questões por página:
A organização dos conteúdos na escola deu lugar a diversas formas de relação e colaboração entre as diferentes disciplinas que foram consideradas matérias de estudo. Segundo os autores Boisot, Piaget, Hechausen, entre outros, podemos estabelecer três graus de relações disciplinares:

1. Multidisciplinaridade.
2. Interdisciplinaridade.
3. Transdisciplinaridade.

De acordo com as relações disciplinares citadas anteriormente, relacione as colunas a seguir:

( ) É a relação entre duas ou mais disciplinas, que pode ir desde a simples comunicação de ideias até a integração recíproca dos conceitos fundamentais e da teoria do conhecimento, da metodologia e dos dados da pesquisa.
( ) É a organização mais tradicional de conteúdos. Eles são apresentados por matérias independentes umas das outras.
( ) O conjunto de matérias ou disciplinas é proposto simultaneamente, sem que apareçam explicitamente as relações que podem existir entre elas.
( ) É o grau máximo de relações entre as disciplinas, daí que supõe uma integração global dentro de um sistema totalizador.

A sequência está correta em:
De acordo com o conceito de interdisciplinaridade, analise as afirmativas abaixo e assinale a única que NÃO apresenta características sobre a mesma:

Leia a tirinha do Armandinho a seguir.

Imagem associada para resolução da questão

Estudiosos brasileiros afirmam que as escolhas pedagógicas dos docentes, em um país tão diverso e desigual quanto o Brasil, precisam levar em consideração um amplo conjunto de variáveis extra e intraescolares. A tendência pedagógica que mais se aproxima do respeito à diversidade de contextos e vulnerabilidades que adentram a sala de aula é a

Observe a charge a seguir.

Imagem associada para resolução da questão



A abordagem curricular costuma separar os objetos de conhecimento e analisá-los a partir de um determinado campo de saber que passou a ser denominado disciplina. Essa divisão dos campos de saberes ocorre com o advento da ciência moderna, na tentativa de aprofundar o conhecimento sobre os fenômenos da natureza. Assim, foram criadas a Física, a Química, a Biologia, a Geografia, etc. O processo educativo seguiu esse mesmo modelo. No entanto, nas últimas décadas, estudiosos têm chamado a atenção para a importância de uma abordagem que permita ao aluno entender o fenômeno de uma forma mais abrangente.


Esse novo tipo de abordagem, em que um fenômeno ou problema é tratado a partir de visões diversas é denominado

Os fundamentos e princípios da interdisciplinaridade e a contextualização no ensino médio procuram melhorar a visão de mundo dos estudantes. Durante a formação do estudante o propósito é desconstruir a ideia da verdade absoluta em relação aos fatos e temas que compõem a vida em sociedade e motivar os jovens e os adultos a investigarem os dados consultando suas origens. A seguir, estão descritos alguns dos fundamentos e dos princípios interdisciplinares, e definições, que podem ser estratégias pedagógicas positivas na formação do estudante. Analise as afirmativas a seguir e dê valores Verdadeiro (V) ou Falso (F).
( ) O diálogo entre os estudantes proporciona a aprendizagem de si mesmo, dos outros e do mundo.
( ) O diálogo promove a reflexão, a autonomia de pensamento, a criticidade, a defesa de seus posicionamentos, a valorização das diferenças e a resolução de problemas.
( ) Conhecer os desejos, e desafios, reais do estudante favorece e desenvolve o conhecimento, conhecer o seu projeto de vida abre caminhos para articular a proposta pedagógica e as necessidades reais do estudante.
( ) Utilizar e realizar o registro como uma ação secundária. O registro das vivências, experiências, deve ser feito quando o tempo for suficiente na programação pedagógica.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo.