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De acordo com a BNCC, as práticas de linguagem na disciplina de Língua Portuguesa são divididas em leitura/escuta, escrita, oralidade e análise linguística/semiótica. A oralidade, por ser uma prática secundária, não requer aprofundamento nos primeiros anos do Ensino Fundamental.

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O Decreto Federal nº 11.556, de 2023, determina que a autonomia pedagógica dos professores será restrita para garantir a uniformidade na aplicação das diretrizes de alfabetização em todo o território nacional.

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De acordo com a BNCC, a análise linguística/semiótica é uma prática que deve ser desenvolvida separadamente das demais, pois não há relação direta entre as habilidades de análise linguística e as práticas de leitura e escrita.

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De acordo com o Decreto Federal nº 11.556 de 2023, o Ministério da Educação não desempenhará um papel central na coordenação das políticas de alfabetização, delegando toda a responsabilidade aos estados e municípios.

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A oralidade é integrada nas práticas pedagógicas da BNCC, incentivando os alunos a desenvolver habilidades discursivas e estratégias de fala e escuta desde cedo.