Filtrar


Questões por página:
Com relação às exigências para a formação de professores para a atuação na Educação Especial, analise os itens a seguir.

I. O professor da Educação Especial deve prezar pela equidade entre os alunos ao não promover alterações curriculares.

II. O lugar em que acontece a formação do professor da Educação Especial é experiência da própria sala de aula.

III. O professor da Educação Especial desempenha uma função frequentemente colaborativa e transdisciplinar.


Está correto o que se afirma em:
A avaliação formativa é um recurso fundamental para a condução do processo de ensino-aprendizagem na Educação Especial.
Assinale a opção que descreve corretamente esse tipo de avaliação.
A Política Nacional de Educação Especial (PNEE-2020), aprovada pelo Decreto nº 10.502/2020, foi posteriormente julgada inconstitucional pelo Supremo Tribunal Federal. O motivo apresentado seria seu conflito em relação aos princípios constitucionais e às demais políticas públicas relativas à Educação Especial já em vigor no país.

Assinale a opção que indica o conflito presente na PNEE-2020.
Com relação às Necessidades Educacionais Especiais (NEE), analise as afirmativas a seguir e assinale (V) para a verdadeira e (F) para a falsa.

( ) Incluem tanto alunos com dificuldades de aprendizagem quanto alunos que demonstram alta performance.
( ) Podem ser categorizadas em dois tipos: as necessidades intelectuais e as físicas.
( ) Determinam as condições a serem levadas em conta na adaptação dos alunos ao currículo estabelecido.

As afirmativas são, respectivamente,
Relacione os paradigmas que historicamente orientaram a lida da sociedade com as pessoas com deficiência, aos seus respectivos exemplos.
1. Inclusão 2. Segregação 3. Integração 4. Exclusão
( ) Uma criança com deficiência não é aceita em nenhuma escola e fica sem qualquer acesso à educação formal ou interação com outras crianças.
( ) Um estudante com deficiência é matriculado em uma escola regular que possui algumas adaptações, mas não para todas as atividades curriculares.
( ) Um aluno com deficiência frequenta uma escola especial distante de sua comunidade, em que todos os estudantes têm condições similares.
( ) Uma aluna com deficiência frequenta uma escola regular cujas salas de aula contam com recursos apropriados e que oferece treinamento docente especializado.


Assinale a opção que indica a relação correta, segundo a ordem apresentada.