Filtrar


Questões por página:
O fracasso escolar é um tema de crucial importância para a reflexão pedagógica, tendo inclusive implicações sociopolíticas. Para Libâneo (2013), a escola pública democrática deve considerar as características de sua clientela, porque
mostrar texto associado
Considerando o caso e a discussão levantada por Libâneo (2013) a respeito da avaliação escolar, a atitude do professor está

Carlos Libâneo (1994), um dos maiores teóricos da Didática, afirma em sua obra que os métodos de ensino a partir de uma pedagogia crítico-social não partem de conhecimentos “depositados” no aluno de fora para dentro, mas deve considerar também os saberes de dentro para fora. Com base na ideia do autor, analise as afirmativas a seguir:


I. O professor deve considerar, prioritariamente, o próprio conhecimento a ser ensinado.

II. O aluno traz conhecimentos histórico-culturais que devem ser considerados na aprendizagem.

III. É importante que o professor atue com metodologias contextualizadas, com a finalidade de significar os saberes.

IV. O professor necessita analisar os conhecimentos técnicos a serem seguidos, para que ele consiga desenvolver metodologias desvinculadas ao contexto sociocultural de seus alunos.


Estão corretas as afirmativas:

Por meio da ação educativa, o meio social exerce influências sobre os indivíduos, os quais, por sua vez, ao assimilarem e recriarem essas influências, se tornam capazes de estabelecer uma relação ativa e transformadora em relação ao meio social. Machado de Assis, assim como outros grandes poetas, escrevia bastante sobre diversos tipos de relacionamento: amizade, cumplicidade, amor. Na sala de aula, diversos tipos de relacionamento acontecem. Libâneo (1994) destaca que essa relação é permeada por dois aspectos: o cognoscitivo e o socioemocional.
Considerando as questões voltadas para a relação professor-aluno na sala de aula, analise as proposições a seguir e assinale a que apresenta as ideias e os conceitos CORRETOS.
A avaliação escolar tende a ser organizada de forma a identificar o conhecimento nos moldes da compreensão de como esse conhecimento acontece. Independentemente de como essa avaliação é organizada, ela é constituída basicamente de três etapas, segundo Libâneo (1994): verificação, qualificação e apreciação. Assinale a alternativa que se refere à avaliação, nessas três etapas, de forma CORRETA.