Filtrar


Questões por página:
As doenças transmitidas por alimentos (DTA) constituem um dos problemas de saúde pública mais frequentes do mundo contemporâneo. As doenças transmitidas por alimentos (DTAs) são causadas por agentes biológicos, químicos ou físicos, os quais penetram no organismo humano pela ingestão de água ou alimentos contaminados. Atribua (V) Verdadeiro ou (F) Falso para as afirmativas a seguir:
( ) O Clostridium Botulinum é um bacilo Gramnegativo, causador do botulismo, uma intoxicação alimentar de extrema gravidade, de evolução aguda, caracterizada por distúrbios digestivos e neurológicos. ( ) Microrganismos anaeróbios facultativos têm potencial alto-oxidante e microrganismos aeróbios facultativos tem potencial baixoredutor. ( ) A água é o único meio capaz de veicular E. coli. ( ) A infecção por E. coli caracteriza-se por diarreia aquosa com grande quantidade de muco, náuseas, dores abdominais, vômito, cefaleia, febre e arrepios.
Assinale a alternativa que contém, de cima para baixo, a sequência CORRETA:

Doenças transmitidas por alimento (DTAs) são todas as ocorrências clínicas consequentes à ingestão de alimentos que possam estar contaminados com microrganismos patogênicos (infecciosos, toxinogênicos ou infestantes), toxinas de microrganismos, substâncias químicas, objetos lesivos ou que contenham em sua constituição estruturas naturalmente tóxicas, ou seja, são doenças consequentes da ingestão de perigos biológicos, químicos ou físicos presentes nos alimentos. As doenças transmitidas por alimentos (DTA) constituem um grande problema de saúde pública, tanto no Brasil como nos demais países, sendo responsáveis por elevados custos econômicos e sociais. Sobre as doenças transmitidas por alimentos (DTA), analise as assertivas a seguir e, em seguida, assinale a alternativa CORRETA:



I. As formas esporuladas das bactérias podem sobreviver a procedimentos de cozimento/processamento a quente e reaquecimento de rotina.

II. As doenças transmitidas pelos alimentos são todas de origem microbiológica.

III. Determinadas toxinas bacterianas (como estafiloenterotoxina, toxina emética de B. cereus) podem resistir ao reaquecimento (como fervura).

IV. Os sintomas mais comuns das doenças transmitidas por alimentos incluem dor de estômago, náusea, vômitos, diarreia e febre. Dependendo do agente etiológico envolvido, o quadro clínico pode ser extremamente sério, com desidratação grave, diarreia sanguinolenta, insuficiência renal aguda e insuficiência respiratória.

Como se sabe, o nutricionista deve estar atento aos problemas clínicos oriundos da ingestão de alimentos que podem estar contaminados, pois muitas enfermidades são transmitidas por eles. Nesse sentido, analise os itens a seguir e, ao final, assinale a alternativa correta:
I – A toxinfecção é decorrente da ingestão de quantidade aumentada de bactéria na forma vegetativa que liberam toxinas no trato gastrointestinal sem colonizar.
II – A intoxicação é decorrente da ingestão de toxina pré-formada produzida pelo microrganismo patogênico devido à sua multiplicação no alimento.
III – A infecção é decorrente da ingestão de alimentos contendo células viáveis de microrganismos patogênicos que se reproduzem no organismo.
Poucas bactérias existentes na natureza são de importância para a Microbiologia de Alimentos. Qual é o gênero bacteriano que são cocos, gram-negativos e estão associados à deterioração de produtos de laticínios e carnes processadas, com capacidade de se multiplicar em concentrações de 5% de NaCl?
Em relação ao botulismo, doença bacteriana grave e não contagiosa que pode levar à morte por paralisia da musculatura respiratória, assinale a opção correta.