Filtrar


Questões por página:

É uma modalidade avaliativa pontual que ocorre ao fim de um processo educacional (ano, semestre, bimestre, ciclo, curso etc.). Os resultados deste modelo de avaliação servem para verificar, classificar, situar, informar e certificar.


O trecho acima descreve a avaliação:

A avaliação da aprendizagem praticada nas instituições de ensino, em verdade, são exames. Essa ação
Nos anos iniciais do ensino fundamental, ocorrem diversas situações de desacertos em relação aos elementos que constituem a avaliação escolar. Os teóricos: Perrenoud e Libâneo (1999) tratam da avaliação alertando o professor para melhorar sua prática pedagógica e levá-lo a fazer uma reflexão crítica sobre o ato de avaliar, envolvendo o aluno como parte principal do processo e que esta não se dá uma forma final, mas contínua e num todo, valorizando-o como ser capaz de aprender e manter um bom relacionamento entre as pessoas, no ambiente em que estiver. (Por: SOARES, Antonia Nilda Arraes; CANACHIRO, Aucilene Soares; FARIAS, Jéssica Rulim. Avaliação no Ensino Fundamental – Anos iniciais.)
Sobre “Avaliação no ensino fundamental”, marque a alternativa correta.
Uma professora da etapa de alfabetização, ao início do ano letivo, aplica uma avaliação com a finalidade de mensurar os conhecimentos prévios da turma acerca da habilidade de identificação das vogais e consoantes. Seu procedimento avaliativo busca detectar possíveis carências que possam haver na formação de seus alunos, para efetuar o adequado planejamento de seu trabalho.

Esse modelo denomina-se avaliação
Sobre os modos de avaliação, partindo de uma concepção construtiva do ensino e da aprendizagem, cunhou-se a noção de avaliação de acompanhamento.

Assinale a opção que corresponde a tal paradigma avaliativo.