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Concurso:
Prefeitura de Cajazeiras do Piauí - PI
Disciplina:
Pedagogia
Considerando as premissas fundamentais da teoria sociocultural de Lev Vygotsky (1896-1934), que, conforme o próprio nome indica, destacam a influência do contexto social e cultural no desenvolvimento cognitivo das crianças, julgue as asserções a seguir como pertinentes (P) ou não pertinentes (N):
( ) Visto que a aprendizagem não é apenas um processo individual, mas também um processo social que ocorre por meio do compartilhamento de experiências e da comunicação constante com outras pessoas, a interação com pais, professores e colegas apresenta caráter secundário na construção do conhecimento na educação infantil.
( ) As crianças internalizam o conhecimento por meio de instrumentos culturais, tais como a linguagem, os símbolos e as ferramentas sociais, sendo a linguagem, em particular, o principal meio de mediação, pois é por meio dela que as crianças organizam seu pensamento, resolvem problemas e interagem com o mundo ao seu redor.
( ) O equilíbrio entre os processos de assimilação e acomodação é fundamental para o desenvolvimento de estruturas cognitivas mais complexas, permitindo que a criança construa ativamente seu conhecimento, ajustando suas percepções e conceitos à medida que interage com o ambiente, ação determinante para o desenvolvimento cognitivo segundo a Teoria Vygotskiana.
( ) O professor ou adulto desempenha papel fundamental no desenvolvimento infantil, não só como transmissor de conhecimento, mas também como facilitador da aprendizagem, razão por que deve orientar a criança por meio de diálogos e atividades que estimulem desafios cognitivos compatíveis com sua zona de desenvolvimento proximal.
A sequência correta de preenchimento dos parênteses é:
( ) Visto que a aprendizagem não é apenas um processo individual, mas também um processo social que ocorre por meio do compartilhamento de experiências e da comunicação constante com outras pessoas, a interação com pais, professores e colegas apresenta caráter secundário na construção do conhecimento na educação infantil.
( ) As crianças internalizam o conhecimento por meio de instrumentos culturais, tais como a linguagem, os símbolos e as ferramentas sociais, sendo a linguagem, em particular, o principal meio de mediação, pois é por meio dela que as crianças organizam seu pensamento, resolvem problemas e interagem com o mundo ao seu redor.
( ) O equilíbrio entre os processos de assimilação e acomodação é fundamental para o desenvolvimento de estruturas cognitivas mais complexas, permitindo que a criança construa ativamente seu conhecimento, ajustando suas percepções e conceitos à medida que interage com o ambiente, ação determinante para o desenvolvimento cognitivo segundo a Teoria Vygotskiana.
( ) O professor ou adulto desempenha papel fundamental no desenvolvimento infantil, não só como transmissor de conhecimento, mas também como facilitador da aprendizagem, razão por que deve orientar a criança por meio de diálogos e atividades que estimulem desafios cognitivos compatíveis com sua zona de desenvolvimento proximal.
A sequência correta de preenchimento dos parênteses é:
Concurso:
Prefeitura de Cajazeiras do Piauí - PI
Disciplina:
Pedagogia
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Para atingir seus objetivos educacionais a escola só não investe em:
As ações educativas em torno do que se deve ensinar e aprender na escola, segundo Comenius, deve seguir o caminho do ensinar “tudo a todos”, e assim, o homem deve se formar para que seja humano, ou seja, ao “formar-se” chega a ser uma criatura racional. Analise as afirmativas abaixo.
I. Dentre as áreas que Comenius propõe como fundamentais, encontram-se somente nas ciências exatas e da natureza.
II. Comenius enfatiza que todos devem chegar a ter acesso ao conhecimento e o quão significativa deva ser a qualidade dos conteúdos que serão transmitidos pela educação.
III. Os atributos dos conteúdos do ensino são tão relevantes quanto a quantidade e a extensão dos recursos mediante os quais se distribuirão dos saberes.
IV. As reflexões do pedagogo não só giram em torno do método mais apropriado, irracional e sem uma ordem a ser seguida com o qual possa fazer o ensino extensivo e homogêneo.
V. As reflexões de Comenius tratam dos conhecimentos produzidos pela sociedade moderna, dentro de determinada divisão social de trabalho. O conhecimento científico é socialmente válido e constitutivo da condição humana.
Das afirmativas analisadas, marque a opção CORRETA.
I. Dentre as áreas que Comenius propõe como fundamentais, encontram-se somente nas ciências exatas e da natureza.
II. Comenius enfatiza que todos devem chegar a ter acesso ao conhecimento e o quão significativa deva ser a qualidade dos conteúdos que serão transmitidos pela educação.
III. Os atributos dos conteúdos do ensino são tão relevantes quanto a quantidade e a extensão dos recursos mediante os quais se distribuirão dos saberes.
IV. As reflexões do pedagogo não só giram em torno do método mais apropriado, irracional e sem uma ordem a ser seguida com o qual possa fazer o ensino extensivo e homogêneo.
V. As reflexões de Comenius tratam dos conhecimentos produzidos pela sociedade moderna, dentro de determinada divisão social de trabalho. O conhecimento científico é socialmente válido e constitutivo da condição humana.
Das afirmativas analisadas, marque a opção CORRETA.
Concurso:
Prefeitura de São José do Rio Preto - SP
Disciplina:
Pedagogia
Veiga (2009) afirma que “para que a escola assuma sua função social e, ao mesmo tempo, enfrente seus desafios atuais, a educação de qualidade deve ser a meta fundamental a ser atingida”. No texto, a autora declara e defende que a reorganização da escola deverá ser buscada de dentro para fora e que “o ponto de partida para a realização dessa tarefa é o empenho coletivo
Concurso:
Prefeitura de Canoas - RS
Disciplina:
Pedagogia
O ser humano é gregário por natureza e somente existe, ou subsiste, em função de seus inter-relacionamentos grupais. A essência dos fenômenos grupais é a mesma em qualquer tipo de grupo, e o que determina óbvias diferenças entre os distintos grupos é a finalidade para a qual eles foram criados e compostos. Em relação à divisão dos grupos, a partir de sua finalidade, numerar a 2ª coluna de acordo com a 1ª e, após, assinalar a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
(1) Operativos. (2) Psicoterápicos.
( ) Englobam os seguintes quatro campos: ensinoaprendizagem, institucionais, comunitários e terapêuticos. ( ) Sua conceituação, sua divulgação e sua aplicação devem muito ao psicanalista Pichon Rivière. O autor construiu seu esquema conceitual considerando uma série de fatores, tanto conscientes quanto inconscientes, que regem a dinâmica de qualquer campo grupal e que se manifestam nas três áreas: mente, corpo e mundo exterior. ( ) Destinam-se prioritariamente à aquisição de insight, notadamente, dos aspectos inconscientes dos indivíduos e da totalidade grupal ( ) A atividade do coordenador desse tipo de grupo deve ficar centralizada unicamente na proposta, sendo que somente nas situações em que os fatores inconscientes inter-relacionais ameaçarem a integração ou a evolução exitosa do grupo é que caberão eventuais intervenções de ordem interpretativa, por vezes dirigidas ao plano do inconsciente.
(1) Operativos. (2) Psicoterápicos.
( ) Englobam os seguintes quatro campos: ensinoaprendizagem, institucionais, comunitários e terapêuticos. ( ) Sua conceituação, sua divulgação e sua aplicação devem muito ao psicanalista Pichon Rivière. O autor construiu seu esquema conceitual considerando uma série de fatores, tanto conscientes quanto inconscientes, que regem a dinâmica de qualquer campo grupal e que se manifestam nas três áreas: mente, corpo e mundo exterior. ( ) Destinam-se prioritariamente à aquisição de insight, notadamente, dos aspectos inconscientes dos indivíduos e da totalidade grupal ( ) A atividade do coordenador desse tipo de grupo deve ficar centralizada unicamente na proposta, sendo que somente nas situações em que os fatores inconscientes inter-relacionais ameaçarem a integração ou a evolução exitosa do grupo é que caberão eventuais intervenções de ordem interpretativa, por vezes dirigidas ao plano do inconsciente.
