Questões de Concurso
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                  292 Questões de concurso encontradas                
                
                
                  Página 26 de 59                
                
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                    O conceito de transversalidade tem sido contemplado nas propostas curriculares das duas últimas décadas, com destaque para as orientações curriculares emanadas das instâncias incumbidas de formular políticas públicas para a educação no Brasil. Os “Parâmetros Curriculares Nacionais” integram o conjunto de documentos que expressam isso.
As opções a seguir estão de acordo com a concepção de transversalidade defendida nos PCN, à exceção de uma. Assinale-a.
                Concurso:
                Prefeitura de Santa Luzia D`Oeste - RO
              
              
              
              
                
                  Disciplina:
                  
                    
                      Pedagogia                    
                  
                  
                
              
             No Brasil, as diretrizes para orientar e normatizar os educadores para desenvolver seu trabalho são apresentados pelos PCNs - Parâmetros Curriculares Nacionais. Sobre os PCNs, podemos afirmar: 
    
                
                  Disciplina:
                  
                    
                      Pedagogia                    
                  
                  
                
              
             “O tema Pluralidade Cultural propõe que sejam revistas e transformadas práticas arraigadas, inaceitáveis e inconstitucionais, enquanto se ampliam conhecimentos acerca das gentes do Brasil, suas histórias, trajetórias em território nacional, valores e vidas. O trabalho volta‐se para a eliminação de causas de sofrimento, de constrangimento e, no limite, de exclusão social da criança e do adolescente."
(Brasil. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais: pluralidade cultural, orientação sexual. Brasília,1997, p.36).
Assinale a alternativa que retrata o trabalho com a pluralidade cultural a partir dos PCNs.
 
    (Brasil. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais: pluralidade cultural, orientação sexual. Brasília,1997, p.36).
Assinale a alternativa que retrata o trabalho com a pluralidade cultural a partir dos PCNs.
                
                  Disciplina:
                  
                    
                      Pedagogia                    
                  
                  
                
              
             “O debate sobre pluralidade cultural e a relevância de se garantir representação das identidades culturais nos diversos campos sociais, incluindo o educacional, tem se intensificado. Ressalta‐se,  na educação e na formação docente, o papel dos discursos e práticas curriculares na preparação de professores e de futuras gerações nos valores de apreciação da diversidade cultural e de desafio a preconceitos ligados a determinantes de gênero, raça,  religião, 'deficiências', padrões culturais e outros."
(Canen et al.2001).
Os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) contemplam, como eixo transversal, o tema da Pluralidade Cultural, que tem como um dos seus objetivos
 
    (Canen et al.2001).
Os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) contemplam, como eixo transversal, o tema da Pluralidade Cultural, que tem como um dos seus objetivos