Filtrar


Questões por página:
Não se aprende História apenas no espaço escolar. As crianças e jovens têm acesso a inúmeras informações, imagens e explicações no convívio social e familiar, nos festejos de caráter local, regional, nacional e mundial. São atentos às transformações e aos ciclos da natureza, envolvem-se com os ritmos acelerados da vida urbana, da televisão e dos videoclipes, são seduzidos pelos apelos de consumo da sociedade contemporânea e preenchem a imaginação com ícones recriados a partir de fontes e épocas diversas. Nas convivências entre as gerações, nas fotos e lembranças dos antepassados e de outros tempos, crianças e jovens socializam-se, aprendem regras sociais e costumes, agregam valores, projetam o futuro e questionam o tempo [...] É preciso diferenciar, entretanto, o saber que os alunos adquirem de modo informal daquele que aprendem na escola. (Parâmetros Curriculares Nacionais. Vol. História.)

Nesse sentido, segundo os PCNs, o saber histórico escolar
De acordo com os PCNs, a linha de divisão que separava esses dois blocos comandava a maioria das decisões nas relações internacionais, como também aquela que acontecia no interior de cada Estado, colocados em posição de confronto no interior desses blocos. Dessa forma, definia-se uma ordem mundial caracterizada pela

Leia a letra da música.


O Bom Filho a Casa Torna

João do Vale

Eu vou contar seu moço

Por que deixei meu sertão

Não foi por falta de inverno

Não foi pra fazer baião


É que todo sertanejo

Sempre tem essa ilusão

Conhecer cidade grande

Põe nas costas um matulão

Pensa que cá na cidade

Não existe exploração


Óia os bens que eu deixei

Um roçado de algodão

Bem cheinho de mandioca

De arroz e de feijão

Mas também só na mulher

É que eu não tinha sócio não



Com apoio das orientações dos PCNs, o professor de Geografia pode utilizar a música/letra como ponto de partida para discutir os seguintes temas:

Leia a notícia.
Trabalhar em casa está cada vez mais comum no nosso país. Quem revela o dado é uma empresa de recrutamento especializado. A pesquisa foi realizada com 1876 diretores de Recursos Humanos em 16 países e comprova a tendência de que trabalhar em casa é uma modalidade cada vez mais difundida no Brasil e no mundo.
(https://www.gohome.com.br/brasil-e-o-terceiro-pais -onde-mais-cresce-o-home-office/)

Com base nos PCNs, o professor de Geografia pode utilizar essa matéria para abordar com os alunos

Dentre as orientações contidas nos PCNs de Geografia, destaca-se a da necessidade de que o professor, mesmo no âmbito escolar, mantenha a perspectiva da produção do conhecimento através da pesquisa. Porém, essa prática envolve uma outra concepção de educação, na qual o conhecimento