Filtrar


Questões por página:
Leia o fragmento de texto a seguir.
Ao longo da obra de Freire (1987), é apresentada uma educação libertadora, em que os educandos devem ser entendidos, assim como suas realidades. Freire (1987) chama de investigação temática, “um esforço comum de consciência da realidade e de autoconsciência, que a inscreve como ponto de partida do processo educativo, ou da ação cultural de caráter libertador.
https://www.redalyc.org/journal/684/68464195065/html/
Nesse contexto, podemos afirmar que, para Paulo Freire, a educação é um(a)
I. prática de amor e coragem, sustentada no diálogo, na discussão e no debate. II. ato político que liberta os indivíduos por meio da consciência crítica. III. ação em que o educador deposita o conhecimento em um aluno receptáculo. IV. modelo que tem por base a transmissão de conhecimento e o acúmulo de ideias. V. busca da transformação-reinvenção da realidade pela ação-reflexão humana.

Marque a opção que apresenta as afirmativas CORRETAS.
As abordagens mais recentes do Ensino da Educação Física (OLIVEIRA,1997), contam, na atualidade, com quatro propostas de destaque: as metodologias do Ensino Aberto; Construtivista; Crítico-Superadora e Crítico-Emancipatória.
Marque a alternativa CORRETA para o representante da metodologia do Ensino Construtivista.
O termo “conteúdo” normalmente sempre foi utilizado para expressar os conhecimentos das matérias ou disciplinas clássicas. Segundo Zabala (1998), os conteúdos de aprendizagem não devem se reduzir às contribuições das disciplinas ou matérias tradicionais. Ou seja, durante o processo de ensino o professor deve considerar
Para que ocorra aprendizagem, alguns elementos são importantes e auxiliam nesse processo, tais como: a linguagem, o movimento, a arte, a brincadeira e etc. No livro Didática, José Carlos Libânio considera alguns elementos como fundamentais para que ocorra aprendizagem na escola. Marque a alternativa INCORRETA em relação às concepções do autor sobre aprendizagem.
Paulo Freire contribuiu muito para a educação brasileira, ele defendeu a ideia de que, na alfabetização, se deve investigar e trabalhar as “palavras-geradoras”; e, na pós-alfabetização, deve-se pesquisar e desenvolver o processo educacional com os “temas geradores”. Com base nos seus conhecimentos sobre Paulo Freire e a sua influência na educação brasileira, marque a alternativa INCORRETA.