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“A narração, de que o educador é o sujeito, conduz os educandos à memorização mecânica do conteúdo narrado. Mais ainda, a narração os transforma em ‘vasilhas’, em recipientes a serem ‘enchidos’ pelo educador. Quanto mais vá ‘enchendo’ os recipientes com seus ‘depósitos’, tanto melhor educador será. Quanto mais se deixem docilmente ‘encher’, tanto melhores educandos serão”.
O trecho acima foi extraído da obra “Pedagogia do oprimido” (1987), de Paulo Freire. Nesse texto, o autor critica uma concepção de educação que trata os educandos como figuras passivas, de modo que ao educador cabe prover todo o saber. A essa concepção de educação não filosófica – porque não construtora de habilidades críticas –, o autor dá o nome de Educação
A respeito das concepções de John Dewey sobre educação, analise as assertivas abaixo e assinale V, se verdadeiras, ou F, se falsas.

( ) Predominância do intelectualismo e da instrução sobre a educação pela ação.
( ) Formação da criança de acordo com modelos preestabelecidos, visando orientá-las para ações futuras.
( ) A escola não pode ser uma preparação para a vida, mas a própria vida, por isso vida-experiência-aprendizagem não se separam.
( ) Esforço e disciplina são produtos do interesse, portanto é importante para o educador a descoberta dos reais interesses da criança.
( ) A função da escola é possibilitar a reconstrução continuada que a criança faz da experiência.

A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
O sociólogo Philippe Perrenoud interessou-se pela pedagogia para entender por que a escola mantém a desigualdade e é responsável pelo fracasso, constatado por altos índices de evasão e de repetência. Perrenoud se indagava para que serviria ir à escola, já que não se adquire nela os meios para agir no e sobre o mundo. Nesse sentido, Perrenoud afirma que a melhoria do sistema educacional se fará pelo desenvolvimento mais metódico de competências desde a escola. Nesse contexto, para o autor, o conceito de competência é:
Em uma concepção de gestão democrático-participativa, Libâneo (2015) baseia-se na relação orgânica entre a direção e a participação dos membros da equipe. A esse respeito, analise as afirmativas e dê valores de Verdadeiro (V) ou Falso (F) para cada uma delas que correspondem a essa concepção.
( ) Importância da busca de objetivos comuns assumidos por todos.
( ) Implementação de uma forma coletiva de tomadas de decisões sem, todavia, desobrigar as pessoas da responsabilidade individual.
( ) alto nível de qualificação e competência profissional para que se possa participar das tomadas de decisões.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo.
Segundo Libâneo (2015), a participação é o principal meio de se assegurar a gestão democrática da escola, possibilitando o envolvimento de professionais e usuários no processo de tomada de decisões e no funcionamento da organização escolar.
A esse respeito marque a alternativa que caracteriza o trabalho em equipe na escola.