Filtrar


Questões por página:
mostrar texto associado
A partir do texto "Presença de Piaget", avalie a concepção de inteligência e de educação nele apresentada e assinale a alternativa que melhor traduz a articulação entre os conceitos desenvolvidos.
Visualizar Questão Comentada
mostrar texto associado
O texto de Arnaldo Niskier apresenta uma articulação sutil entre conceitos oriundos de campos distintos — epistemologia, psicologia e educação — ao tratar do papel da inteligência no desenvolvimento humano. Nesse sentido, a construção discursiva do texto pressupõe, como fundamento não enunciado de forma explícita, que:
Visualizar Questão Comentada
Miguel Zabalza, ao discutir o profissionalismo docente na Educação Infantil, destaca competências específicas que o educador deve possuir. Para o autor, a relação com as crianças pequenas é o recurso fundamental do trabalho pedagógico. A esse respeito, registre V, para as afirmativas verdadeiras, e F, para as falsas:

(__)A competência relacional do educador de crianças pequenas exige uma postura de proximidade e cordialidade, em oposição à frieza e ao distanciamento, para o estabelecimento de vínculos afetivos positivos que deem segurança à criança.
(__)O perfil profissional do educador infantil requer um manejo seguro da dinâmica do grupo, sendo capaz de estabelecer limites claros e manter a estabilidade das relações, garantindo um ambiente previsível e organizado.
(__)A principal competência do educador é o domínio aprofundado dos conteúdos acadêmicos a serem transmitidos, sendo as características pessoais e a capacidade de interação com as crianças aspectos secundários na definição de seu profissionalismo.
(__)A capacidade de quebrar a formalidade e a originalidade na proposição de atividades são características importantes, pois permitem ao educador responder de forma criativa e sensível às necessidades e interesses das crianças.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta, de cima para baixo.
A obra organizada por Valéria Arantes discute a importância da afetividade na escola, com base em diferentes referenciais teóricos. Uma das perspectivas abordadas é a de Vygotsky, que, embora não tenha desenvolvido uma teoria completa da afetividade, aponta para a unidade entre afeto e cognição. Analise as afirmativas a seguir, que expressam essa concepção vygotskiana:

I.Vygotsky propõe a superação da cisão entre os aspectos intelectuais e afetivos, argumentando que todo pensamento tem uma origem e uma motivação na esfera afetivo-volitiva, sendo a unidade da consciência a articulação entre esses dois processos.
II.Para Vygotsky, o desenvolvimento afetivo e o cognitivo são processos paralelos e independentes; a emoção é vista como um fator perturbador do pensamento lógico, que deve ser controlado para que a aprendizagem ocorra de forma eficaz.
III.O conceito de "vivência" (perejivanie) em Vygotsky refere-se à unidade entre as características do ambiente e as particularidades da personalidade da criança, indicando como a criança sente e significa uma determinada situação, o que influencia diretamente seu desenvolvimento.


Está correto o que se afirma em:
Leia o excerto abaixo:

De acordo com Vygotsky, o desenvolvimento humano é fruto das interações sociais mediadas pela linguagem. A aprendizagem antecede o desenvolvimento em determinados aspectos, sendo ampliada por uma categoria teórica central que indica o espaço de possibilidades que emerge entre o nível de desempenho autônomo do sujeito e aquilo que ele pode realizar com o apoio de outros. Essa categoria é denominado(a)(s) ____________.

Preencha a lacuna acima e assinale a alternativa correta.