Filtrar


Questões por página:
“A vertente médico-pedagógica caracterizava-se pela preocupação eugênica e higienizadora da comunidade do Brasil e refletiu na Educação Especial estimulando a criação de escolas em hospitais, constituindo-se em uma das tendências mais segregadoras de atendimento aos deficientes. A criação de serviços de higiene e saúde pública, em alguns estados, deu início à inspeção médico-escolar e à preocupação com a identificação e educação dos anormais de inteligência” (Jannuzzi,1992). A respeito da vertente médico-pedagógica presente no Brasil nas primeiras décadas do século XX, analise as assertivas abaixo, assinalando V, se verdadeiras, ou F, se falsas.
( ) Havia a crença de que saúde e educação seriam responsáveis pela regeneração do país, ideia que relacionava a deficiência mental com problemas de saúde.
( ) O critério para avaliar a deficiência passou a ser o grau de inteligência em relação aos alunos da mesma idade, medida pelas notas do desempenho escolar, e a observação da atenção e da memória.
( ) O exame médico reunia observações físicas, dados antropométricos e informações sobre os aspectos cognitivos fornecidos pelo professor, como atenção fraca, memória lenta, confiança excessiva, entre outros.
A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
O autismo é um transtorno global do desenvolvimento da criança e se caracteriza por problemas na comunicação, na interação social e por comportamentos repetitivos e interesses restritos. Em alguns casos, são observados comportamentos atípicos, repetitivos e estereotipados severos, os quais indicam a necessidade de encaminhamento para avaliação diagnóstica.
Fonte: NEY, T.; HUBNER, L. C.2022

Sendo assim, assinale a alternativa que compreenda um distúrbio caracterizado pela repetição daquilo que a própria criança acabou de dizer ou pelo que seu interlocutor falou há pouco tempo, como suspeita de autismo, denomina-se:

Identifique abaixo as afirmativas verdadeiras ( V ) e as falsas ( F ) sobre o Transtorno do Espectro Autista (TEA).


( ) O TEA é caracterizado por uma deficiência efêmera nas interações sociais recíprocas, que afeta a comunicação verbal e não verbal.


( ) A ausência de reciprocidade social é um dos critérios para o diagnóstico de TEA.


( ) O desenvolvimento de relações apropriadas ao nível de desenvolvimento da pessoa é geralmente facilitado em indivíduos com TEA.


( ) Comportamentos motores ou verbais estereotipados não são comuns em indivíduos com TEA.


Assinale a alternativa que indica a sequência correta, de cima para baixo

Um dos métodos utilizados para alfabetizar crianças com o transtorno do espectro autista é o Método Teacch (Tratamento e Educação de Autistas e Crianças com Défices na Comunicação).


Identifique abaixo as afirmativas verdadeiras ( V ) e as falsas ( F ) em relação a esse método.


( ) Esse método foi criado em 1966 no Reino Unido, na Universidade de Cambridge.


( ) Seu propósito é reabilitar e alfabetizar pessoas com transtorno do espectro autista e crianças com prejuízos na comunicação.


( ) O método tem por base a terapia socioemocional e psicolinguística.


( ) Um dos objetivos é proporcionar rotina e organização no cotidiano do aluno e em seu aprendizado.


Assinale a alternativa que indica a sequência correta, de cima para baixo.

Os alunos com transtornos globais de desenvolvimento podem ser definidos como: