Filtrar


Questões por página:
De acordo com Weiss (1992), todo o diagnóstico psicopedagógico em si é uma investigação do que não vai bem com o sujeito em relação a um rendimento esperado. No processo de investigação diagnóstica das dificuldades de aprendizagem através da Entrevista Operativa Centrada na Aprendizagem (EOCA), o papel do psicopedagogo deve, observar e agir de acordo com o que está relacionado nas alternativas a seguir. Marque a alternativa INCORRETA.
As dificuldades de aprendizagem abrangem vários fatores, uma vez que envolvem a complexidade do ser humano estando associada para além dos fatores neurológicos, abarcando também fatores psicológicos, biológicos e ambientais. No cotidiano escolar encontramos uma multiplicidade de alunos com dificuldades de aprendizagem e o psicopedagogo pode intervir de forma significativa na superação destas dificuldades de aprendizagem. Quando o aluno é diagnosticado com o Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH), e sua aprendizagem encontra-se defasada, o psicopedagogo deve trabalhar, de forma a observar algumas das atitudes a seguir. Assinale a alternativa INCORRETA.
Analise as afirmativas.
O psicopedagogo com um olhar atento para as questões que interessam ao bom desempenho escolar consegue identificar fatores que podem contribuir para a minimização das dificuldades de aprendizagem. Um recurso significativo para a compreensão das dificuldades de aprendizagem é a Anamnese Psicopedagógica, que tem como objetivo:
I. Repreender os pais e a criança apontando o caminho para a solução do problema, estabelecendo um prognóstico para a criança.
II. Envolver o uso de testes que possibilitem uma avaliação do desenvolvimento da criança e um comprometimento dos pais.
III. Investigar através do contato com os pais o momento atual da criança determinando o seu comportamento.

Marque a opção que indica a(s) afirmativa(s) CORRETA(S).
Na relação professor‐aluno, segundo a teoria sociointeracionista do desenvolvimento, não é papel do professor
Segundo Vercelli (2007), a Psicopedagogia Institucional é um campo de estudo que vem se desenvolvendo como ação preventiva de muita importância, mas pode ser vista como ameaçadora, pois tem como objetivo fortalecer a identidade do grupo e transformar a realidade escolar. No contexto institucional, o papel do psicopedagogo envolve, principalmente: