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O projeto político pedagógico (PPP) é um documento de caráter político e pedagógico ao definir as finalidades e a organização do trabalho pedagógico da escola, no sentido de efetivar a sua função social e a prática democrática, o que implica uma construção contínua e coletiva.

MARIN, Alda Junqueira; PIMENTA, Sema Garrido (orgs.). Didática: teoria e pesquisa. In: Projeto Político Pedagógico: uma explicação necessária. 2.ed. Araraquara, Ceará: UECE,2018. (adaptado).


Considerando o tema apresentado, avalie as afirmações a seguir:


I. O PPP reflete a cultura escolar, os valores e os princípios que as pessoas trazem inevitavelmente no momento de sua elaboração e desenvolvimento.

II. Como instrumento político pedagógico pressupõe a escolha de um referencial teórico que norteará as práticas educativas, cujos pressupostos filosóficos consiste nas concepções sobre a sociedade, o homem e a educação, entre outros elementos e relações.

III. A elaboração do PPP, seu desenvolvimento e avaliação somente se tornarão possíveis mediante a relativa autonomia da escola, da formação, da prática de seus profissionais e da capacidade de delinear sua própria identidade.

IV. O PPP direciona tanto a organização do trabalho pedagógico da escola em sua totalidade como à organização da sala de aula.

V. Como ação política intencional à democratização do ensino o PPP deve eximir das diretrizes, metas e estratégias no que dispõe o Plano Nacional de Educação.


É CORRETO apenas o que se afirma em:


Pensar os ideários educacionais sob a égide da emancipação humana e educativa implica no reordenamento da organização do trabalho da escola, o que releva a importância do projeto político pedagógico, como ação firmada na concepção de sociedade, educação e escola. Enfim, delineado, discutido e assumido coletivamente enaltece a função de coordenar as ações escolares e alcance das finalidades político-pedagógico.


VEIGA, Ilma P. A. (Org.) Escola: Espaço do Projeto Político-Pedagógico.13ª. ed. Campinas, SP: Papirus.2008.


Considerando o texto apresentado e as concepções epistemológicas sobre a temática em foco, avalie as afirmações a seguir.


I. A priori, a elaboração do projeto político pedagógico parte das reflexões e investigações da comunidade sobre crenças, convicções, conhecimento da realidade escolar e do contexto social e científico.


II. Como documento para emancipação humana, o projeto político pedagógico em sua elaboração deve desconsiderar os fundamentos de caráter normativo e prescritos na forma das legislações.


II. O processo de construção do projeto político pedagógico é um passo fundamental na conquista da autonomia de uma instituição educativa em suas dimensões administrativa, financeira, jurídica e pedagógica.


IV. O projeto político pedagógico é um documento teórico, técnico e burocrático cujo compromisso central é o ordenamento das tarefas cotidianas da equipe escolar.


V. No que tange a concepção como projeto político pedagógico de qualidade, o mesmo deve apresentar, entre outras, a seguinte característica: explicitar o compromisso com a formação do cidadão.


É correto apenas o que se afirma em:

Pensar os ideários educacionais sob a égide da emancipação humana e educativa implica no reordenamento da organização do trabalho da escola, o que releva a importância do projeto político pedagógico, como ação firmada na concepção de sociedade, educação e escola. Enfim, delineado, discutido e assumido coletivamente enaltece a função de coordenar as ações escolares e alcance das finalidades político-pedagógico.


VEIGA, Ilma P. A. (Org.) Escola: Espaço do Projeto Político-Pedagógico.13ª. ed. Campinas, SP: Papirus.2008.


Considerando o texto apresentado e as concepções epistemológicas sobre a temática em foco, avalie as afirmações a seguir.


I. A priori, a elaboração do projeto político pedagógico parte das reflexões e investigações da comunidade sobre crenças, convicções, conhecimento da realidade escolar e do contexto social e científico.


II. Como documento para emancipação humana, o projeto político pedagógico em sua elaboração deve desconsiderar os fundamentos de caráter normativo e prescritos na forma das legislações.


III. O processo de construção do projeto político pedagógico é um passo fundamental na conquista da autonomia de uma instituição educativa em suas dimensões administrativa, financeira, jurídica e pedagógica.


IV. O projeto político pedagógico é um documento teórico, técnico e burocrático cujo compromisso central é o ordenamento das tarefas cotidianas da equipe escolar.


V. No que tange a concepção como projeto político pedagógico de qualidade, o mesmo deve apresentar, entre outras, a seguinte característica: explicitar o compromisso com a formação do cidadão.


É correto apenas o que se afirma em:

Sobre o cotidiano escolar, a ação docente e o projeto pedagógico, analise as assertivas abaixo:

I. O cotidiano escolar, enquanto locus de produção de subjetividades e reconfiguração de relações de poder, transcende a função reprodutivista da instituição, operando como espaço dialógico de ressignificação de saberes e culturas.
II. A ação docente, ancorada em uma prática pedagógica reflexiva, permite que o professor atue como mediador e transformador, articulando currículo, realidade sociocultural e transposição didática crítica, em contraposição a modelos instrucionais verticalizados.
III. O projeto pedagógico, para garantir equidade e eficiência na aprendizagem dos estudantes, deve priorizar procedimentos didáticos unificados e a adesão a diretrizes curriculares mais centralizadas, minimizando divergências metodológicas entre os docentes.

Quais estão corretas?
O Projeto Político-Pedagógico (PPP) da escola é fundamental como um mecanismo de gestão, pois serve como um guia que orienta as práticas educativas, organizando os objetivos, metodologias e avaliações de forma alinhada à identidade da instituição.
Assinale a alternativa correta que contemple um dos elementos que compõem o PPP e que contribui para que ele atue como um mecanismo de gestão.