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Concurso:
Prefeitura de Brejetuba
Disciplina:
Pedagogia
O desenvolvimento de uma criança deve ser analisado sobre vários aspectos. É um processo de alterações complexas, quase sempre interligadas, que devem ser acompanhadas de perto e estimuladas positivamente, a fim de garantir resultados satisfatórios no decorrer de seu amadurecimento. Entre os aspectos a serem trabalhados no desenvolvimento de uma criança estão: I. O físico II. O motor III. O operacional IV. O emocional
Concurso:
Prefeitura de Brejetuba
Disciplina:
Pedagogia
O _______________é uma abordagem psicológica desenvolvida a partir da teoria da epistemologia genética, elaborada por Jean Piaget. Nesta teoria, o indivíduo aprende a partir da interação entre ele e o meio em que ele vive, sendo que, o professor é visto como um mediador do conhecimento.
Concurso:
Prefeitura Municipal de Ituberá
Disciplina:
Pedagogia
Especialistas intensificam a importância da motricidade para o desenvolvimento infantil e determinadas aprendizagens condicionadas a ela. Bassedas (1998) explicita as relações entre motricidade, aprendizagem e desenvolvimento infantil, e afirma que: “No decorrer dos primeiros seis anos de vida, há algumas mudanças muito grandes em relação a tudo que se refere à capacidade de movimento dos seres humanos”. Essa informação ressalta a importância de duas situações de responsabilidades dos educadores infantis em sua prática:
Concurso:
Prefeitura Municipal de Ituberá
Disciplina:
Pedagogia
Para Bassedas (1999) a atual visão da psicologia construtivista e socioconstrutivista, ao considerar o desenvolvimento e a aprendizagem relacionados com a maturação, na etapa de zero a seis anos leva à seguinte conclusão: “é preciso entender que as situações de aprendizagem que planejamos servem para que a criança possa amadurecer.”
sso muda o que se acreditava, no meio educacional, e tem, segundo essa autora, “implicações educativas”, tais como:
Concurso:
Prefeitura de Ribeirão Preto - SP
Disciplina:
Pedagogia
Para Contreras (2002), a autonomia, no contexto da prática de ensino, deve ser entendida como um processo de construção permanente no qual devem se conjugar, equilibrar-se e fazer sentido muitos elementos. A autonomia no ensino