Filtrar


Questões por página:
A inclusão do Médico Veterinário foi aprovada no NASF (Núcleo de Apoio a Saúde Familiar) atendendo as diretrizes que sustentam ao Sistema Único de Saúde (SUS) e aos avanços sanitários no nosso país. Segundo a regulamentação, a inserção do Médico Veterinário no NASF, esse profissional pode ser incluído nas modalidades de NASF1 e NASF2, considerando a investigação realizada pelo gestor municipal que avaliará a realidade epidemiológica do município e comunidade e da necessidade da equipe de saúde que irão apoiar.
A atuação do Médico Veterinário no NASF encontra base nos conhecimentos em:
Atualmente, com a criação de peixes intensificada, observa-se um aumento nas enfermidades acometendo esses animais. As enfermidades parasitárias constituem o alvo de preocupações no aspecto sanitário das criações de peixes, podendo ocasionar: a redução da eficiência de assimilação de importantes nutrientes da dieta, a queda na taxa de crescimento, o aumento da suscetibilidade às infecções por agentes oportunistas.
Dentre as zoonoses transmitidas por pescados destaca-se:
Quanto ao esquema para profilaxia da raiva humana pós-exposição indicado em casos de exposição, contidas NOTA TÉCNICA Nº 8/2022 - CGZV/DEIDT/SVS/MS, assinale a alternativa incorreta.
Em 2022, houve atualizações no Protocolo de Profilaxia pré, pós e reexposição da raiva humana no Brasil, por meio da Nota Técnica nº 8 (NOTA TÉCNICA Nº 8/2022 - CGZV/DEIDT/SVS/MS) do Ministério da Saúde. Sobre essa Nota Técnica, assinale a alternativa correta que contém o esquema vacinal recomendado no protocolo de profilaxia pré-exposição da raiva humana.
Com relação ao controle de vetores de relevância para saúde pública, analise as afirmativas a seguir.
I. Existem três mecanismos de controle do Aedes sp.; são eles: químico, mecânico e biológico. Estes podem ser utilizados de forma integrada ou individualizada, que dependerá do grau de infestação e de transmissão. II. O objetivo do controle da população de carrapatos do gênero Amblyomma é manter a níveis mínimos de infestação, e não executar sua erradicação, já que as fases de vida livre do carrapato são mantidas conforme condições de vegetação favoráveis, não permitindo sua eliminação. III. O controle da população de triatomíneos deve ser realizado de maneira integrada, com ações de manejo do ambiente e de controle químico, quando indicado. O controle biológico não é recomendado pelo Ministério da Saúde.
Assinale a alternativa correta.