Filtrar


Questões por página:
O Brasil possui legislação específica que trata da lista de padrões microbiológicos para alimentos prontos para oferta ao consumidor. Um dos microrganismos presentes nessa lista foi adicionado em anos mais recentes, e é um bacilo gram-negativo. É um patógeno oportunista causador de meningite, septicemia e enterocolite necrotizante, sobretudo em recém-nascidos e crianças, pelo fato de a doença estar muito relacionada ao consumo de fórmula infantil em pó contaminada, mas também pode estar presente em outros alimentos. Por causar uma doença com mortalidade relativamente alta, este microrganismo deve estar ausente em 10g de amostra coletada para teste.
O microrganismo em questão é
Segundo o Ministério da Agricultura e Pecuária, a raiva dos herbívoros é considerada uma doença endêmica, distribuída em todo o território nacional. Em 2021, foram registrados 1.004 casos de raiva em herbívoros, sendo distribuídos principalmente nos estados da região Sudeste,320 casos (31,9%), e Sul,251 (25,0%). A Instrução Normativa nº 50/2013, no Art.2º, determina a obrigatoriedade de qualquer cidadão notificar de imediato, ao Serviço Veterinário Oficial (SVO), a ocorrência ou suspeita de casos de raiva. Em relação à raiva dos herbívoros, analise as assertivas a seguir:

I. A não notificação dos casos de raiva em herbívoros, bem como a presença de animais apresentando sinais de mordeduras por morcegos hematófagos ou ainda a existência de abrigos desses morcegos, coloca em risco a saúde dos rebanhos da região, podendo expor o homem à enfermidade.
II. O SVO deverá promover o controle populacional do morcego da espécie Desmodus rotundus, considerado o principal transmissor da raiva entre os herbívoros.
III. Os herbívoros são considerados hospedeiros acidentais do vírus da raiva, pois participam da cadeia epidemiológica da raiva rural, somente como sentinelas da existência do vírus.
IV. A raiva dos herbívoros tem baixa ou nula probabilidade de transmissão a outros animais, salvo quando de forma acidental.

Quais estão corretas?

Existem várias zoonoses caninas de importância médica e médico-veterinária que o clínico veterinário tem que saber para comunicar à saúde pública ou interferir em seus cursos para interrompê-las.

Examine os itens abaixo, assinale “V” para as afirmativas Verdadeiras, “F” para as Falsas e, em seguida, marque a opção correta.

I. ( ) Equinococose é um cestoide de que o cão é o hospedeiro definitivo.

II. ( ) Ancylostoma caninum é o agente causador da larva migrans viceral.

III. ( ) Febre maculosa é transmitida pelo amblyoma cajannense e tem o cão como um dos hospedeiros.

IV. ( ) Leptospirose pode ser transmitida aos humanos através de caninos infectados.

As zoonoses são doenças ou infecções naturalmente transmissíveis entre os vertebrados e o homem. A destruição insustentável da fauna e flora pelo homem, principalmente no Brasil, associada à falta de informações sobre a ecoepidemiologia dos animais selvagens, está causando um perigoso desequilíbrio biológico de valor incalculável (novas e estranhas epidemias) à população futura. Examine os itens abaixo, assinale “V" para as afirmativas Verdadeiras, “F" para as Falsas e, em seguida, marque a opção correta. I. ( ) Zoonoses diretas são aquelas transmitidas por contato direto por meio de objeto contaminado ou um vetor mecânico. II. ( ) Saprozoonoses são aquelas transmitidas pelo agente causal desenvolvido no solo. III. ( ) Metazoonoses são aquelas transmitidas biologicamente por vetores invertebrados. IV. ( ) Ciclozoonoses são aquelas transmitidas por parasitos do ciclo de Loos.
O exame radiográfico é um dos métodos de auxílio diagnóstico mais utilizados na medicina veterinária. Acerca desse tema, assinale a alternativa correta.