Filtrar


Questões por página:
As questões adjuntas à segurança do paciente são um grave problema de saúde pública em todo mundo, uma vez que o risco e a ocorrência de eventos adversos têm aumentado em todos os ambientes da saúde, fatos estes relacionados principalmente ao maior número de opções terapêuticas e diagnósticas. Observa-se, ainda, que mesmo em instituições de saúde mais bem estruturadas, os pacientes e familiares estão em constante risco de serem vítimas de erros e/ou eventos adversos evitáveis.

Neste contexto, como recurso para a Sistematização da Assistência de Enfermagem, além da implantação do Processo de Enfermagem, se faz necessário a adoção de medidas sistematizadas, visando a prevenção dos riscos e a segurança dos usuários dos serviços de saúde. Assinale abaixo a RDC estabelecida pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA), que corresponde a este processo.
Analise as afirmativas a seguir:
I. Os antibióticos são medicamentos que atuam sobre infecções bacterianas, não atuando sobre vírus, nem fungos. Cada antibiótico é específico para determinado grupo de bactérias. Quando, porém, ele age sobre um grupo maior de bactérias, o antibiótico é classificado de amplo espectro. Esse grupo de medicamentos só pode ser administrado sob receita médica, em vista dos riscos que eles representam e a terapia medicamentosa deve ser cumprida, não devendo ser interrompida quando o quadro infeccioso apresentar melhora. II. A Segurança do Paciente envolve ações promovidas nas instituições de saúde e de ensino para reduzir a um mínimo aceitável o risco de dano desnecessário associado aos cuidados de saúde. No Brasil, as metas para a segurança do paciente são baseadas nas metas internacionais da Organização Mundial da Saúde. São elas: identificação correta do paciente; comunicação efetiva entre os profissionais de saúde; segurança no uso de medicamentos; garantir cirurgias seguras; higienização das mãos; e redução dos riscos de queda e lesão por pressão. III. A vigilância epidemiológica tem por finalidade promover a detecção e impedir a prevenção de doenças e agravos transmissíveis à saúde e seus fatores de risco, bem como a elaboração de estudos e normas para subsidiar as ações governamentais.
Marque a alternativa CORRETA:
Ao fundamentar a assistência de enfermagem nos princípios de segurança do paciente, o enfermeiro adotará como medida de prevenção de úlcera por pressão (UPP):
A lesão por pressão, conhecida anteriormente como úlcera por pressão ou escara é um dano localizado na pele e/ou em tecidos mais profundos, podendo alcançar músculos e ossos, ocorre como resultado da pressão intensa, geralmente sobre proeminências ósseas ou relacionada ao uso de dispositivos médicos (sondas, cateteres, outros). Todas as pessoas com limitação de movimento, que ficam restritas ao leito, cadeira, cadeira de rodas devido às doenças ou paralisias podem ter lesão por pressão, no entanto, boa parte pode ser evitada com cuidados adequados. Com base no assunto julgue os itens a seguir em verdadeiro (V) ou falso (F) e assinale a alternativa que contêm a sequência correta:
( ) O sinal de vermelhidão na pele íntegra, que não desaparece após mudança de posição ou remoção da pressão, já indica o desenvolvimento da lesão.
( ) Fazer massagem em locais de proeminências ósseas já avermelhadas, pode iniciar ou agravar a lesão por pressão.
( ) A pele deve ser examinada ao menos uma vez por semana.
( ) A movimentação com frequência é fundamental para redistribuir a pressão de uma área do corpo para outra. A mudança de posição para pessoas que estão restritas à cama deve ocorrer a cada duas horas. Os usuários de cadeira de rodas devem ser reposicionados a cada 15-20 minutos.
( ) É importante ao reposicionar o paciente arrastá-lo ao invés de levantar, reduzindo assim o atrito, evitando possíveis danos à pele.
( ) Para pessoas restritas ao leito, o colchão de fluxo de ar que está constantemente alternando a pressão é o recomendado.
Considerando as medidas preventivas para o risco de queda em pacientes hospitalizados, analise as afirmativas abaixo e assinale a alternativa correta:
I. A avaliação de risco para queda deve ser realizada apenas na admissão do paciente, não sendo necessária uma reavaliação periódica durante a hospitalização.
II. O ambiente hospitalar deve ser mantido organizado e livre de obstáculos, com os móveis e equipamentos posicionados de forma segura.
III. O uso de calçados adequados pelo paciente não é uma medida importante para prevenir quedas.
IV. A restrição de mobilidade do paciente é uma medida preventiva recomendada para pacientes com risco de queda.