Questões de Concurso
Filtrar
415 Questões de concurso encontradas
Página 2 de 83
Questões por página:
Questões por página:
Concurso:
Prefeitura de Uberaba - MG
Disciplina:
Pedagogia
“As tecnologias facilitam a aprendizagem colaborativa, entre colegas próximos e distantes. É cada vez mais importante a comunicação entre pares, entre iguais, dos alunos entre si, trocando informações, participando de atividades em conjunto, resolvendo desafios, realizando projetos, avaliando-se mutuamente. Fora da escola acontece o mesmo, na comunicação entre grupos, nas redes sociais, que compartilham interesses, vivências, pesquisas, aprendizagens. A educação se orientaliza e se expressa em múltiplas interações grupais e personalizadas”
BACICH, L.; MORAN, J. Metodologias Ativas para uma Educação Inovadora: Uma abordagem teórico-prática. Editora Penso.2017, p.11
Com relação à algumas técnicas para a aprendizagem ativa e a contribuição das tecnologias digitais para a aprendizagem ativa, assinale a alternativa INCORRETA.
BACICH, L.; MORAN, J. Metodologias Ativas para uma Educação Inovadora: Uma abordagem teórico-prática. Editora Penso.2017, p.11
Com relação à algumas técnicas para a aprendizagem ativa e a contribuição das tecnologias digitais para a aprendizagem ativa, assinale a alternativa INCORRETA.
Os cursos híbridos enquadram-se em quatro modelos principais: Rotação, Flex, À la Carte e Virtual Enriquecido. Em muitos casos, as escolas usam modelos múltiplos, combinando-os de diferentes formas para criar um programa personalizado. O propósito desses termos é fornecer uma linguagem para descrever os elementos básicos das várias combinações. Isso posto, assinale a alternativa correta sobre o modelo de Rotação.
O termo ensino híbrido, utilizado de forma comum, dá ênfase aos extremos. De um lado, usa-se o termo de forma ampla para referir-se a todos os usos da tecnologia na educação que se acumulam em uma sala de aula; de outro, o termo é usado de forma restrita para indicar os tipos de aprendizagem que combinam o on-line e o presencial e com a qual têm mais afinidade. Sendo assim, em busca de uma definição que fosse ampla para permitir variações e restrita para diferenciá-la da categoria ilimitada do uso da tecnologia para a educação nas escolas, chegou-se a uma definição para esse termo apresentada em três partes: por meio do ensino on-line; em um local físico supervisionado; e uma experiência de aprendizagem integrada. Dessa forma, assinale a alternativa correta que retrata o ensino on-line.
Considerando os desafios da educação contemporânea e os pressupostos das metodologias ativas integradas às tecnologias digitais da informação e da comunicação (TDICs), a reconfiguração dos ambientes de aprendizagem exige novas práticas pedagógicas, currículos flexíveis e participação ativa dos estudantes. Diante desse contexto, torna-se coerente com a abordagem formativa e inovadora que:
Uma escola de ensino médio pretende adotar um modelo híbrido que permita aos alunos explorar conceitos teóricos em seu próprio ritmo, enquanto utilizam os encontros presenciais para atividades práticas que reforcem a aplicação do conteúdo. A estratégia mais alinhada a essa proposta é