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No âmbito da temática adolescência e Tecnologias de Informação e Comunicação – TICs, informe se é verdadeiro (V) ou falso (F) o que se afirma a seguir e assinale a alternativa com a sequência correta.

( ) É reconhecida a vulnerabilidade digital de adolescentes porque eles não possuem o amadurecimento cerebral necessário para lidar com os riscos que podem eventualmente ser apresentados pela internet.
( ) São considerados efeitos negativos dos jogos online: comportamentos agressivos; vício ou dependências gerados pelos jogos; problemas de saúde; alterações no sono; problemas de saúde mental.
( ) Adolescentes manejam com maior facilidade as TICs em relação aos adultos, resultando em um gap geracional. Assim, os pais de adolescentes não têm a responsabilidade de orientar e acompanhar o uso dessas TICs pelos seus filhos.
( ) Os jogos online auxiliam os adolescentes a desenvolverem habilidades cognitivas e motoras, mas também os expõem a perigos e riscos como bullying, falhas de privacidade, fraude de cartões de crédito e até exploração sexual.
Lima (2018) traz exemplos de recursos ópticos eletrônicos e recursos tecnológicos.

Assinale a alternativa que exemplifica um recurso eletrônico para alunos com deficiência visual, com base na autora.
Segundo Sampaio et al (2010), um auxílio não óptico para alunos com baixa visão cuja função é diminuir a luz refletida sobre o papel branco (que pode levar ao ofuscamento), aumentar o contraste da linha a ser lida com o fundo e facilitar a localização e o seguimento é
Matheus, um adolescente de 12 anos de idade, apresenta baixa visão decorrente de restrição do campo visual periférico. Além disso, ele enfrenta dificuldades de coordenação motora, especialmente no braço e na mão direita. Em função do seu campo visual restrito, Matheus poderia se beneficiar de um auxílio óptico para visão de perto, que facilitaria a observação de detalhes e a ampliação de letras. Entretanto, considerando suas limitações motoras, esse recurso óptico deve ser posicionado em um plano inclinado para otimizar seu uso.

Com base na análise das necessidades visuais e motoras de Matheus e em Sampaio et al. (2010), o auxílio óptico para visão de perto mais adequado seria
Leitor de tela que captura toda a informação textual e utiliza o sintetizador de voz para a fala, permite a utilização do Windows, de aplicativos do Office, de programas de comunicação e a navegação na internet de forma que o aluno com deficiência visual poderá ouvir o que está sendo apresentado no momento da sua navegação.

Essa descrição, com base em Lima (2018), refere-se ao