Filtrar


Questões por página:
A reflexão sobre os processos formativos de professores, em articulação com os princípios da gestão democrática, evidencia que o desenvolvimento profissional docente ultrapassa os limites da capacitação técnica e instrumental. Nesse sentido, e considerando os desafios que atravessam a profissão docente em contextos institucionais plurais, a alternativa que expressa de forma correta e com maior coerência os pressupostos de uma formação crítica e comprometida com a democratização da escola é:
O papel do pedagogo nos núcleos de apoio pedagógico e psicopedagógico nas instituições de educação superior envolve a mediação entre os saberes acadêmicos e as condições de permanência dos estudantes, articulando ações preventivas e formativas com vistas à inclusão e ao sucesso educativo. Com base nas informações descritas, considera-se que:
Na contemporaneidade, a formação de professores vem sendo tensionada por demandas sociais contraditórias, reformas curriculares normativas e expectativas institucionalizadas sobre o desempenho docente. Diante desse cenário, emergem debates que colocam em xeque a autonomia profissional, os modos de construção dos saberes docentes e o papel da escola como espaço formativo. Nesse contexto, é mais compatível com uma concepção crítica de desenvolvimento profissional docente a alternativa que reconhece que:
A partir da década de 2000, o Estado brasileiro assumiu como prioridade a ampliação do acesso ao ensino superior e a superação das desigualdades educacionais historicamente acumuladas. A criação de programas como Programa de Apoio a Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais - REUNI, Programa Nacional de Assistência Estudantil - PNAES e a ampliação das cotas raciais e sociais integra um processo de reestruturação que articula democratização do ingresso, permanência qualificada e valorização da diversidade no espaço acadêmico. Desse modo, pode-se considerar que:
O Projeto de Ensino‑aprendizagem, segundo Vasconcellos abre parênteses 2012 fecha parênteses, é o planejamento mais próximo da prática do professor e da sala de aula, estando mais vinculado ao aspecto didático. Sua elaboração está referenciada nas concepções de escola, de currículo e de conhecimento.
São elementos que compõem um Projeto de ensino‑aprendizagem, exceto: