Filtrar


Questões por página:
“Ao longo de sua história, a Educação Física escolar passou por diferentes moldes e abordagens pedagógicas” (DUARTE & OLIVEIRA,2021).

Com relação às tendências pedagógicas da Educação Física, é correto afirmar que:
“A formação dos profissionais licenciados é uma preocupação desde a fundação dos cursos de licenciatura no Brasil” (PICONEZ,2015).
Identifique abaixo as afirmativas verdadeiras ( V ) e as falsas ( F ) com relação ao educar e ao cuidar na escola.

( ) Saber cuidar é uma condição para o pleno desenvolvimento humano, sendo apreendido culturalmente no seio familiar e ampliando-se para a vida, como uma atitude ética esperada por cada sujeito.
( ) Cuidando, ensinando e brincando naturalmente em ambientes salutares e com estímulos positivos, toda criança se desenvolve.
( ) Como o brincar, o cuidar e o ensinar fazem parte de toda a vida e de vivências humanas, é na escola que esse tripé pode ser utilizado como recurso pedagógico para ampliar o desenvolvimento dos educandos.
( ) A função exclusiva do professor é a de promover o ensino, visando à aprendizagem dos alunos; cuidar é tarefa da família.
( ) Para cuidar, é preciso antes de tudo estar comprometido com o outro, com sua singularidade, ser solidário com suas necessidades, confiando em suas capacidades.

Assinale a alternativa que indica a sequência correta, de cima para baixo.
De acordo com Kunz (2013), “é necessário que se inicie na escola um processo de transformação do esporte”.
Identifique abaixo as afirmativas verdadeiras ( V ) e as falsas ( F ) referentes ao lugar e ao papel do esporte na escola na perspectiva do autor citado.

( ) Deve ter a competição e a concorrência como princípios fundamentais e único para o seu funcionamento.
( ) É necessário romper a ideia de que se trata de uma atividade apenas para jovens e com finalidades competitivas.
( ) O foco deve estar na aprendizagem motora e nos gestos técnicos para uma prática esportiva com qualidade.
( ) O aluno deve ser o centro de interesse do ensino dos esportes, e não as atividades a serem realizadas.
( ) Desenvolver capacidades de autonomia onde os alunos são tratados como redescobridores, reinventores dos movimentos, autores do esporte que praticam.

Assinale a alternativa que indica a sequência correta, de cima para baixo.
“O conceito de transversalidade na educação tem ganhado cada vez mais relevância nas discussões sobre práticas pedagógicas contemporâneas” (FONSECA, DENNY & RODRIGUES,2014).
Analise as afirmativas abaixo com base na transversalidade da interdisciplinaridade curricular.

1. A transversalidade, ao permitir a integração entre diferentes disciplinas e a abordagem de temas que dialogam diretamente com as realidades dos alunos, tem o potencial de tornar o processo de ensino-aprendizagem mais dinâmico e relevante.
2. A fragmentação do conhecimento, característica do modelo de transversalidade, tende a excluir os alunos que não conseguem se adaptar a essa estrutura rígida, enquanto a fragmentação do conhecimento promove uma aprendizagem que dialoga com as experiências e realidades dos estudantes, favorecendo a inclusão e o engajamento.
3. A transversalidade na educação pode ser definida como uma abordagem pedagógica que visa integrar diferentes áreas do conhecimento, de modo a promover uma visão holística e interconectada dos conteúdos e, consequentemente, da realidade.
4. Para que a transversalidade seja efetiva, é fundamental que os professores estejam preparados para trabalhar de forma interdisciplinar e sejam capazes de articular os conteúdos de diferentes áreas do conhecimento de maneira coesa.
5. A construção de um currículo integrado é desnecessária para que a transversalidade se concretize na prática pedagógica.

Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.
“Ao longo de seu processo histórico, o campo da Educação Física foi marcado por intensos debates acerca dos seus objetivos e finalidades no interior da escola” (BATISTA & MOURA,2019).

“Tal concepção propõe a construção do conhecimento a partir da interação do sujeito com o meio. A ideia é a de conhecer o universo cultural do aluno e respeitá-lo, para que a partir daí seja possível explorar diferentes práticas por meio de tarefas inicialmente simples, partindo para mais complexas, visando à construção para solucionar problemas”.

A qual metodologia o texto se refere?