Filtrar


Questões por página:
Durante uma auditoria de rotina, a equipe de fiscalização identificou as seguintes práticas na Secretaria de uma escola estadual:

I. O registro atualizado de frequência, afastamentos e licenças de todos os professores e especialistas, com documentação comprobatória arquivada.
II. Arquivos funcionais do pessoal administrativo contendo registros de capacitações, férias, lotação e movimentações internas devidamente organizados.
III. Ausência de registro formal das designações e substituições temporárias realizadas durante o ano letivo, que foram controladas apenas verbalmente.

De acordo com a legislação educacional vigente e nos princípios da escrituração escolar, assinale a alternativa correta.
A escrituração escolar consiste no registro sistemático e fiel das atividades acadêmicas, administrativas e pedagógicas da instituição de ensino. Sobre o Livro de Escrituração Escolar, analise as afirmativas a seguir.

I. Os livros de escrituração escolar incluem, entre outros, o Livro de Matrícula, o Livro de Registro de Diplomas e o Livro de Registro de Notas e Frequência.
II. As principais finalidades da escrituração escolar são comprovar a regularidade da vida escolar do aluno, assegurar a validade dos estudos e fornecer dados para a gestão escolar e para órgãos de supervisão.
III. A escrituração escolar pode ser realizada apenas em meio digital, não sendo mais necessário manter registros físicos, mesmo que não haja legislação específica autorizando a eliminação do suporte em papel.

Está correto o que se afirma apenas em
Visualizar Questão Comentada
Na obra “Pedagogia da Autonomia: saberes necessários à prática educativa”, Paulo Freire (1997) sugere caminhos para a construção de processos de ensino e aprendizagem pautados no respeito, no reconhecimento e valorização das pessoas em suas multiplicidades, na ética, na pesquisa, na problematização e superação de desigualdades, entre outros. Leia os seguintes trechos sobre alguns saberes necessários à prática educativa:
1. “Gosto de ser homem, de ser gente, porque não está dado como certo, inequívoco, irrevogável que sou ou serei decente, que testemunharei sempre gestos puros, que sou e que serei justo, que respeitarei os outros, que não mentirei escondendo o seu valor porque a inveja de sua presença no mundo me incomoda e me enraivece. Gosto de ser homem, de ser gente, porque sei que a minha passagem pelo mundo não é predeterminada, preestabelecida. ” (FREIRE,1997, p.28) 2. “Um dos saberes primeiros, indispensáveis a quem, chegando a favelas ou a realidades marcadas pela traição a nosso direito de ser, pretende que sua presença se vá tornando convivência, que seu estar no contexto vá virando estar como ele, é o saber do futuro como problema e não como inexorabilidade. É o saber da História como possibilidade e não como determinação. O mundo não é. O mundo está sendo.” (FREIRE,1997, p.39) 3. “Como professor preciso me mover com clareza na minha prática. Preciso conhecer as diferentes dimensões que caracterizam a essência da prática, o que me pode tornar mais seguro no meu próprio desempenho.” (FREIRE, 1997, p.35)
Os saberes abordados nos trechos acima se referem, respectivamente:
Para o desempenho da função de coordenação pedagógica nas escolas é necessário reconhecer, valorizar e problematizar a diversidade de sujeitos presentes nestes espaços sociais, de modo a mobilizar rupturas de preconceitos, discriminações e desigualdades de todo tipo. Nesse sentido, é de suma importância a adoção de posturas e ações que dialoguem com políticas públicas afirmativas e antirracistas, de modo a construir princípios e práticas de consciência política e histórica da diversidade. Considerando o exposto, preencha os parênteses com V para a(s) afirmação(ões) verdadeira(s) e F para a(s) afirmação(ões) falsa(s).
( ) A coordenação pedagógica da escola deve agir com propósito de promover a igualdade e a equidade nos processos educativos para que todos os estudantes sejam contemplados em suas especificidades. ( ) É importante que a coordenação pedagógica da escola incentive os profissionais da escola a compreenderem que a sociedade, de modo geral, e a escola, em específico, é formada por pessoas que pertencem a grupos étnicoraciais distintos, que possuem cultura e história próprias, igualmente valiosas e que em conjunto constroem, na nação brasileira, sua história. ( ) A coordenação pedagógica da escola deve orientar que os planejamentos escolares abordem o reconhecimento e a valorização da história dos povos africanos e da cultura afro-brasileira na construção histórica e cultural brasileira somente no mês de novembro, já que nos demais meses são trabalhados outros temas. ( ) É importante que a coordenação pedagógica da escola incentive a diminuição de espaços formativos e de projetos pedagógicos que discutam as desigualdades étnico-raciais no país, visto que se tratam de questões que já foram superadas na contemporaneidade.
Após a leitura das afirmações expostas acima, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA, de cima para baixo:
Questão Anulada
O desempenho da função de coordenação pedagógica no município pressupõe algumas atribuições fundamentais, as quais estão atreladas à coparticipação na equipe de gestão escolar. Nessa direção, leia e analise as seguintes afirmativas sobre as competências que devem ser desempenhadas pela coordenação pedagógica nas escolas do município:
I- Participar, de forma isolada e autoritária junto ao corpo docente da escola, bem como no que se refere às atividades de planejamento escolar e da elaboração, organização, avaliação e execução do Projeto Político-Pedagógico da escola. II- Acompanhar o docente na organização de suas atividades diárias de planejamento, execução e avaliação, favorecendo a melhoria do processo ensino-aprendizagem e da qualidade de ensino proposto para a escola pública. III- Coordenar, de forma participativa, o processo de formação continuada em serviço a partir das necessidades da unidade escolar assegurando a sintonia com a prática pedagógica e com as demandas da comunidade educativa. IV- Delegar aos docentes a organização do processo de avaliação interna e externa da aprendizagem dos estudantes, bem como a análise dos resultados de forma a alcançar a efetividade no processo ensino aprendizagem, redirecionando as ações, conforme diagnóstico e análise decorrentes das necessidades dos professores. V- Participar de forma ética, responsável e coletiva com a equipe dirigente dos processos de avaliação de desempenho. VI- Orientar, em parceria com a equipe gestora, os pais dos educandos para uma efetiva parceria na construção do processo educativo-pedagógico. VII- Acompanhar e zelar pelas metas propostas no Projeto Político Pedagógico.
Após leitura e análise, assinale a alternativa que apresenta todas as afirmativas CORRETAS.