Questões de Concurso
Filtrar
                
                  5.189 Questões de concurso encontradas                
                
                
                  Página 24 de 1.038                
                
                      Questões por página:
    
                    
                
              
              
            
            Questões por página:
    
                    
                Concurso:
                Prefeitura de Uberaba - MG
              
              
              
              
                
                  Disciplina:
                  
                    
                      Pedagogia                    
                  
                  
                
              
                 "O termo conteúdos atitudinais engloba uma série de conteúdos que por sua vez podemos agrupar em valores,  atitudes e normas. Cada um destes grupos tem uma natureza suficientemente diferenciada que necessitará, em dado momento, de uma aproximação específica."  
ZABALA, A. A prática educativa: como ensinar. Porto Alegre: ArtMed,1998, p.46
Quanto à aprendizagem dos conteúdos atitudinais, numere a COLUNA II de acordo com a COLUNA I.
 
    
 
1. atitudes 2. valores 3. normas
  
  
( ) são os princípios ou as ideias éticas que permitem às pessoas emitir um juízo sobre as condutas e seu sentido. São exemplos: a solidariedade, o respeito aos outros, a responsabilidade, a liberdade, entre outros. ( ) são tendências ou predisposições relativamente estáveis das pessoas para atuar de uma certa maneira. São a forma como cada pessoa realiza sua conduta de acordo com valores determinados. São exemplos: cooperar com o grupo, ajudar os colegas, respeitar o meio ambiente, participar de tarefas escolas, entre outros. ( ) são padrões ou regras de comportamento que devemos seguir em determinadas situações que obrigam a todos os membros de um grupo social. São pactuadas buscando a realização de certos valores compartilhados por uma coletividade e indicam o que pode se fazer e o que não pode se fazer neste grupo.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA.
     
    ZABALA, A. A prática educativa: como ensinar. Porto Alegre: ArtMed,1998, p.46
Quanto à aprendizagem dos conteúdos atitudinais, numere a COLUNA II de acordo com a COLUNA I.
 
 1. atitudes 2. valores 3. normas

( ) são os princípios ou as ideias éticas que permitem às pessoas emitir um juízo sobre as condutas e seu sentido. São exemplos: a solidariedade, o respeito aos outros, a responsabilidade, a liberdade, entre outros. ( ) são tendências ou predisposições relativamente estáveis das pessoas para atuar de uma certa maneira. São a forma como cada pessoa realiza sua conduta de acordo com valores determinados. São exemplos: cooperar com o grupo, ajudar os colegas, respeitar o meio ambiente, participar de tarefas escolas, entre outros. ( ) são padrões ou regras de comportamento que devemos seguir em determinadas situações que obrigam a todos os membros de um grupo social. São pactuadas buscando a realização de certos valores compartilhados por uma coletividade e indicam o que pode se fazer e o que não pode se fazer neste grupo.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA.
                Concurso:
                Prefeitura de Uberaba - MG
              
              
              
              
                
                  Disciplina:
                  
                    
                      Pedagogia                    
                  
                  
                
              
                 “Desde princípios do século XX, temos assistido a um debate sobre o grau de participação dos alunos no processo de aprendizagem. (...) O professor ou os professores detém o saber e sua função consiste em informar e apresentar a meninos e meninas situações múltiplas de obtenção de conhecimentos, através de explicações, visitas a monumentos ou museus, projeções, leituras, etc. O aluno,  por sua vez, deve interiorizar o conhecimento tal como lhe é apresentado, de maneira que as ações habituais são a repetição do que se tem que aprender e o exercício,  entendido como cópia do modelo, até que seja capaz de automatizá-lo. Esta concepção é coerente com a crença de que a aprendizagem consiste na reprodução da informação, sem mudanças, como se se tratasse de uma cópia na memória do que se recebe através de diferentes canais. Esta maneira de entender a aprendizagem configura uma determinada forma de relacionar-se em classe.  
ZABALA, A. A prática educativa: como ensinar. Porto Alegre: ArtMed,1998, p.89
É CORRETO afirmar que a perspectiva tratada no parágrafo acima é denominada:
    ZABALA, A. A prática educativa: como ensinar. Porto Alegre: ArtMed,1998, p.89
É CORRETO afirmar que a perspectiva tratada no parágrafo acima é denominada:
     A Educação Especial, conforme o Currículo de Referência de Mato Grosso do Sul, é compreendida como um conjunto de serviços que apoia, complementa e suplementa o currículo,  integrando a proposta pedagógica da escola, para que a oferta de recursos de apoio, materiais de acessibilidade, tecnologia assistiva e formação continuada possam instrumentalizar o estudante e o professor no contexto da sala de aula. Assim,  assinale a alternativa correta sobre a Educação Especial no Currículo de Referência de MS.   
    
                Concurso:
                SME de João Pessoa - PB
              
              
              
              
                
                  Disciplina:
                  
                    
                      Pedagogia                    
                  
                  
                
              
                 A professora de Ciências deseja elaborar práticas a serem aplicadas com seus alunos que promovam o pensamento crítico,  a investigação e o protagonismo, conforme orientações da BNCC. Nesse contexto, indique uma proposta coerente com princípios pedagógicos e orientações curriculares para o ensino de Ciências.   
         A comunicação no ambiente escolar envolve múltiplas dimensões que ultrapassam o simples ato de transmitir mensagens. Considerando as especificidades da comunicação pedagógica como sistema e as interações entre seus componentes, marque o item que expressa, com maior rigor analítico, um fator essencial para sua eficácia no processo educativo.   
    