Filtrar


Questões por página:
Sobre a prática docente contemporânea, analise as assertivas abaixo e assinale V, se verdadeiras, ou F, se falsas.

( ) A didática é o campo da Pedagogia que estuda os métodos e as técnicas de ensino-aprendizagem, sendo essencial para a prática docente.
( ) Abordagens interdisciplinares enfraquecem a autonomia individual de cada disciplina.
( ) A abordagem transdisciplinar valoriza a complexidade e a construção coletiva do conhecimento, envolvendo inclusive saberes não acadêmicos.

A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
Sobre as metodologias e a interdisciplinaridade no contexto da EPCT, analise as assertivas abaixo e assinale a alternativa correta.

I. As metodologias ativas favorecem o protagonismo dos estudantes, estimulando a resolução de problemas reais e o trabalho colaborativo.

II. A interdisciplinaridade contribui para a superação da fragmentação do conhecimento, promovendo uma formação mais contextualizada e significativa.

III. A articulação entre teoria e prática é um princípio fundamental das metodologias utilizadas na EPCT.

IV. Projetos integradores e estudos de caso são exemplos de estratégias metodológicas que favorecem a interdisciplinaridade e o desenvolvimento de competências.
As diferentes tendências pedagógicas expressam concepções distintas sobre o papel do professor e do aluno no processo de ensino-aprendizagem. Sobre o tema, relacione a Coluna 1 à Coluna 2, associando corretamente as tendências pedagógicas às suas implicações na prática docente.

Coluna 1

1. Tradicional. 2. Tecnicista. 3. Libertadora. 4. Crítico-social dos conteúdos. 5. Construtivista.

Coluna 2

( ) O professor atua como mediador do conhecimento, promovendo o diálogo e a consciência crítica dos alunos.


( ) O professor centraliza sua atuação na aplicação de técnicas e procedimentos previamente definidos, com foco em resultados mensuráveis.

( ) O professor é visto como autoridade transmissora de saberes, com ênfase na disciplina e na memorização.

( ) O professor planeja o ensino com intencionalidade, articulando conteúdos escolares à realidade social dos alunos.

( ) O professor organiza situações de aprendizagem que favorecem a construção ativa do conhecimento pelos alunos.


A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:

A prática docente contemporânea exige uma abordagem didática que dialogue com diferentes formas de organização do conhecimento, como a interdisciplinaridade e a transdisciplinaridade. Sobre essas abordagens, analise as assertivas abaixo:


I. A interdisciplinaridade propõe a articulação entre diferentes disciplinas, promovendo a construção de saberes integrados e contextualizados.

II. A transdisciplinaridade ultrapassa os limites das disciplinas, envolvendo saberes científicos, éticos, espirituais e culturais, com foco na complexidade dos fenômenos.

III. A didática, enquanto campo de estudo, contribui para a organização dos conteúdos e das estratégias de ensino, considerando os objetivos educacionais e o contexto dos alunos.

IV. A ação docente interdisciplinar exige planejamento coletivo, diálogo entre áreas do conhecimento e foco na resolução de problemas reais.


Quais estão corretas?
Discussões elencadas a partir dos textos de Paulo Freire sugerem que a Pedagogia propõe uma educação libertadora, centrada no diálogo, na problematização da realidade e na formação crítica dos sujeitos. Considerando essa perspectiva, qual das alternativas abaixo está correta e melhor representa uma abordagem freiriana aplicada à educação profissional?