Filtrar


Questões por página:
Durante um projeto interdisciplinar, um professor de Educação Física organiza atividades que incluem jogos populares, brincadeiras tradicionais e jogos de regras criados pelos próprios alunos. Além de vivenciar as práticas, os estudantes investigam a origem cultural das brincadeiras, discutem variações regionais e refletem sobre valores como cooperação, respeito e inclusão. O professor utiliza o jogo como fenômeno cultural e educativo, indo além do simples desenvolvimento motor. Essa prática está mais alinhada a qual perspectiva de ensino dos jogos e brincadeiras na Educação Física escolar?
Durante um seminário de formação continuada, discutiu-se a trajetória histórica da Educação Física no Brasil. Em sua fala, uma professora destacou que as práticas pedagógicas contemporâneas se distanciam das matrizes tecnicistas, centradas na aptidão física, no rendimento e na normatização corporal, e incorporam concepções que compreendem as práticas corporais como manifestações culturais, carregadas de significados sociais e históricos. A perspectiva que fundamenta essa compreensão está associada ao movimento:

Durante uma sequência didática voltada aos esportes coletivos, o professor de Educação Física propôs que os estudantes elaborassem variações do jogo de futsal, modificando regras, espaços e papéis táticos. Após a vivência, conduziu uma discussão sobre os sentidos sociais do esporte, explorando sua presença na mídia, no lazer e nas práticas de consumo. Considerando os princípios pedagógicos que orientam o ensino do esporte na Educação Física Escolar, analise as afirmativas:



I. A proposta evidencia a valorização de atitudes cooperativas e reflexivas, afastando-se de um ensino centrado exclusivamente no desempenho técnico.


II. A atividade apresenta elementos característicos da abordagem crítico-superadora, ao discutir o esporte como construção histórica, cultural e social.


III. O ensino do esporte na escola deve priorizar a técnica e a competitividade formal, pois essas dimensões são mais motivadoras e adequadas ao processo pedagógico.


IV. A aula permite compreender o esporte como prática social, favorecendo a problematização de valores, normas e significados que ultrapassam a lógica competitiva.



Assinale a alternativa correta:

Em uma turma do 8º ano, o professor Henrique identifica grande heterogeneidade entre os estudantes: uma aluna com deficiência visual, um aluno com sobrepeso, colegas com diferentes repertórios de movimento e distintos níveis de autonomia nas práticas corporais. Ao elaborar seu planejamento, busca assegurar que as experiências propostas sejam acessíveis, significativas e desafiadoras para todos. Considerando os princípios da Educação Física escolar e as orientações da BNCC (2018) sobre equidade, inclusão e valorização da diversidade, a prática pedagógica mais adequada é aquela que:

Globalização, novas tecnologias, interculturalidade, sociedade do conhecimento, aprender a pensar, a aprender a aprender, tudo isso remete a conteúdos do presente/futuro de um mundo em constante evolução que traz constantes desafios à prática docente desde os anos iniciais do Ensino Fundamental. Ao abordar o papel da escola frente aos desafios contemporâneos a BNCC e a DCRC asseveram ser importante à instituição escolar:



I. Preservar o seu compromisso de estimular a reflexão e a análise aprofundada que contribua para o desenvolvimento, no estudante, de uma atitude crítica em relação ao conteúdo e à multiplicidade de ofertas midiáticas e digitais.


II. Propiciar uma formação integral, balizada pelos direitos humanos e princípios democráticos.


III. Criar uma cultura de conservação, incentivando comportamentos sustentáveis e promovendo atividades de educação ambiental intelectualmente, socialmente e emocionalmente estimulantes.


IV. Considerar a necessidade de desnaturalizar qualquer forma de violência e preconceitos nas sociedades contemporâneas com a promoção, por exemplo, de uma educação antirracista.



Estão CORRETOS: