Filtrar


Questões por página:
No Brasil, a partir da implantação do regime republicano e do direito de voto aos alfabetizados, houve, nas primeiras décadas do século XX, uma preocupação em garantir que os novos programas curriculares criassem uma identidade nacional. Para isto, o ensino de história deveria:
A partir do final dos anos 60 do século XX, as críticas sobre os métodos de ensino levaram os educadores a dedicarem mais ênfase à renovação do ensino. No ensino de História, houve críticas ao chamado método tradicional, que caracterizava a História como uma disciplina:
Sobre Metodologias do Ensino de História, leia o texto seguinte:
Narrativas diferentes sobre o mesmo tema Tema: A história da minha cidade.
Primeiro passo: A criança conta a história da sua cidade. Pode ser aquela que ela sabe ou pode ser uma história imaginada.
Segundo passo: Conhecimento histórico: narrativa historiográfica: o professor escolhe um texto de um livro didático e documentos históricos e constrói junto com os alunos uma segunda narrativa.
Terceiro passo: O professor pede para que a criança entreviste alguém sobre a história da cidade construindo uma terceira narrativa. Diferenças nas narrativas: a criança é convidada a ler e refletir sobre as narrativas construídas. Terá que fazer um exercício de perceber no que as narrativas se diferenciam e naquilo que se aproximam e como os autores chegaram a suas conclusões.
Quarto passo: A partir das três narrativas, a criança constrói uma nova narrativa sobre a história da cidade, complementando, justificando, deduzindo como os autores construíram suas narrativas.
Fonte: História: ensino fundamental / Coordenação Margarida Maria Dias de Oliveira. - Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica,201 O, p.31.
Após a leitura do texto, marque a alternativa errada.
Todas as alternativas estão corretas em relação à aquisição dos conceitos históricos para o ensino e aprendizagem da história, exceto:
Considerando a dimensão da Temporalidade e o ensino da história, relacione a 2ª coluna de acordo com a 1 ª.
1ª coluna I- Aluno: II- Temporalidade: III- Processo educativo que agrega a Temporalidade:
2ª coluna ( ) percebe as diversas temporalidades no decorrer da história. ( ) é a forma de ensinar a história problematizando pontos de referência, seu marco para compreensão de sua própria história, assim como da história em geral. ( ) é uma importante categoria do conhecimento histórico.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.