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Identifique a correta caracterização da gestão democrática e participativa no contexto da escola pública, à luz da legislação educacional brasileira, dos princípios da administração pública e das contribuições da pedagogia crítica.
No campo de estudo da Didática, a relação entre intencionalidade pedagógica e organização dos conteúdos é central para garantir a efetividade dos processos educativos. Desse modo, marque a concepção didático-metodológica que rompe com a lógica tradicional da fragmentação do saber, articulando conhecimentos de maneira interdisciplinar e problematizadora, conforme os pressupostos críticos da educação.
Em uma escola pública do campo, professores e estudantes passaram por um processo formativo voltado à melhoria da comunicação nas práticas pedagógicas. Durante os encontros, foi enfatizada a importância de compreender a comunicação como um fenômeno educativo que ultrapassa o simples ato de transmitir informações. Nesse sentido, os professores foram incentivados a refletir sobre os elementos, funções e princípios que favorecem uma comunicação pedagógica dialógica, ética e transformadora. Identifique a alternativa que cita corretamente um princípio baseado em contexto favorável à comunicação pedagógica humanizadora e crítica, segundo os fundamentos da educação dialógica.
Durante um programa de formação continuada, professores do ensino fundamental refletiram sobre os desafios da organização do espaço-tempo escolar, das interações pedagógicas e da mediação docente como elementos estruturantes do processo de ensinoaprendizagem. Uma das atividades propôs que os docentes identificassem práticas de gestão de sala de aula que superassem o controle disciplinar autoritário e promovessem o protagonismo discente. Desse modo, podemos considerar que a gestão eficaz da sala de aula, em uma perspectiva pedagógica emancipadora:
Durante um curso de formação continuada para professores da rede pública, discutiu-se a urgência de modificar práticas pedagógicas centradas na exposição oral e na reprodução de conteúdos. Um dos formadores, ao apresentar os princípios das metodologias ativas de ensino, destacou que elas estão ancoradas em teorias como o socioconstrutivismo de Vygotsky e a aprendizagem significativa de Ausubel, ressaltando a importância da mediação docente e da valorização do conhecimento prévio do aluno na construção coletiva do saber. Desse modo, assinale a alternativa que contenha as principais funções da metodologia ativa de ensino, à luz dos princípios da aprendizagem significativa e da teoria socioconstrutivista.