Questões de Concurso
Filtrar
5.743 Questões de concurso encontradas
Página 33 de 1.149
Questões por página:
Questões por página:
Concurso:
Prefeitura de Birigui - SP
Disciplina:
Pedagogia
Ana Ruth Starepravo defende a resolução de problemas como eixo do ensino de Matemática, diferenciando "problemas convencionais" de "situações-problema". De acordo com a perspectiva da autora, qual das seguintes propostas caracteriza uma verdadeira situação-problema?
Concurso:
Prefeitura de Birigui - SP
Disciplina:
Pedagogia
Constance Kamii, fundamentada na teoria piagetiana, defende a autonomia como o principal objetivo da educação, tanto no plano intelectual quanto no moral. Para a autora, a construção da autonomia intelectual na aprendizagem da aritmética se opõe a práticas que promovem a heteronomia. Qual das seguintes práticas de sala de aula reforça a heteronomia da criança no campo do conhecimento lógico-matemático?
Concurso:
Prefeitura de Birigui - SP
Disciplina:
Pedagogia
Um psicólogo escolar sugere a medicalização de uma criança que apresenta comportamentos de dispersão e inquietude em sala de aula. A professora, entretanto, argumenta que tais comportamentos se intensificam apenas em atividades excessivamente expositivas e que a criança demonstra concentração em propostas mais dinâmicas. A posição da professora:
Concurso:
Prefeitura de Birigui - SP
Disciplina:
Pedagogia
A dimensão ética do Projeto Político-Pedagógico (PPP), segundo Ilma Passos Alencastro Veiga, constitui um de seus fundamentos mais relevantes. Acerca desse assunto, julgue as frases abaixo.
I.Para Veiga, o PPP não pode ser reduzido a um artefato burocrático ou a um texto normativo, mas deve ser entendido como expressão da identidade da escola, construída de forma democrática, participativa e vivida no cotidiano pedagógico. Nesse sentido, a ética é a base que sustenta a coerência entre discurso e prática, entre intenções formativas e ações concretas.
II.A perspectiva ética do PPP, conforme Veiga, implica compreender a escola como um espaço essencialmente técnico de organização curricular, em que a formação cidadã se realiza principalmente por meio de orientações normativas, enquanto aspectos como diversidade cultural, pluralidade de ideias e justiça social assumem caráter acessório no processo pedagógico e administrativo.
III.Veiga destaca que a dimensão ética se manifesta na intencionalidade do projeto pedagógico. Ao planejar e executar ações educativas, a escola assume escolhas que nunca são neutras: refletem concepções de ser humano, sociedade e conhecimento. A ética, nesse contexto, exige clareza e consciência dessas escolhas, bem como abertura para o diálogo e a autocrítica.
Está(ão) CORRETA(S) a(s) seguinte(s) proposição(ões).
I.Para Veiga, o PPP não pode ser reduzido a um artefato burocrático ou a um texto normativo, mas deve ser entendido como expressão da identidade da escola, construída de forma democrática, participativa e vivida no cotidiano pedagógico. Nesse sentido, a ética é a base que sustenta a coerência entre discurso e prática, entre intenções formativas e ações concretas.
II.A perspectiva ética do PPP, conforme Veiga, implica compreender a escola como um espaço essencialmente técnico de organização curricular, em que a formação cidadã se realiza principalmente por meio de orientações normativas, enquanto aspectos como diversidade cultural, pluralidade de ideias e justiça social assumem caráter acessório no processo pedagógico e administrativo.
III.Veiga destaca que a dimensão ética se manifesta na intencionalidade do projeto pedagógico. Ao planejar e executar ações educativas, a escola assume escolhas que nunca são neutras: refletem concepções de ser humano, sociedade e conhecimento. A ética, nesse contexto, exige clareza e consciência dessas escolhas, bem como abertura para o diálogo e a autocrítica.
Está(ão) CORRETA(S) a(s) seguinte(s) proposição(ões).
Concurso:
Prefeitura de Birigui - SP
Disciplina:
Pedagogia
Uma escola pública, ao revisar seu Projeto Político-Pedagógico (PPP), decide incluir projetos interdisciplinares que envolvam professores, estudantes e comunidade na solução de problemas locais, como gestão de resíduos e valorização cultural. Nesse caso, o PPP assume: