Filtrar


Questões por página:
O Art.29 da Convenção dos Direitos das Crianças, estabelece que os Estados Partes reconhecem que a educação da criança deve estar orientada no sentido de:

- desenvolver a personalidade, as aptidões e a capacidade mental e física da criança em todo seu potencial;
- imbuir na criança o respeito aos direitos humanos e às liberdades fundamentais, bem como aos princípios consagrados na Carta das Nações Unidas;
- imbuir na criança o respeito por seus pais, sua própria identidade cultural, seu idioma e seus valores, pelos valores nacionais do país em que reside, do país de origem, quando for o caso, e das civilizações diferentes da sua;
- preparar a criança para assumir uma vida responsável em uma sociedade livre, com espírito de entendimento, paz, tolerância, igualdade de gênero e amizade entre todos os povos, grupos étnicos, nacionais e religiosos, e populações autóctones;
- imbuir na criança o respeito pelo meio ambiente.

Fonte: https://www.unicef.org/brazil/convencao-sobre-os-direitos-da-crianca

O Art.29 da Convenção
Leia o trecho a seguir.

As competências elementares não deixam de ter relação com os programas escolares e com os saberes disciplinares: exigem noções e conhecimentos de matemática, geografia, biologia, física, economia, psicologia; supõem um domínio da língua e das operações matemáticas básicas; apelam para uma forma de cultura geral que também se adquire na escola. Uma parte das competências que se desenvolvem fora da escola apela para saberes escolares básicos (a noção de mapa, de moeda, de ângulo, de juros, de jornal, de roteiro etc.) e para as habilidades fundamentais (ler, escrever, contar).

Adaptado de PERRENOUD, P. Construir as competências desde a escola. ArtMed, 1999, p.2.

A respeito da pedagogia por competências, assinale a afirmativa correta.
Leia o trecho a seguir.

Não apenas um romance, ou uma notícia, ou um verbete de enciclopédia são textos; um crachá, uma placa, um desenho também são textos. Do mesmo modo, são também textos uma aula, uma fofoca entre amigos, um recado oral. Podemos definir um texto como o produto do uso de uma linguagem, que ganha sentido em determinadas circunstâncias, num determinado contexto histórico e social. Um texto nasce do trabalho mental de organizar e elaborar nossas experiências, de construir nosso pensamento.

Adaptado de COSTA VAL, Maria da Graça. Produção de textos escritos na alfabetização. Belo Horizonte: UFMG / FaE / Ceale,2018, p.15.

Com base na descrição, observe as imagens a seguir.

Imagem associada para resolução da questão

Assinale a opção que indica as imagens que são textos.
Um dos desafios da educação nos anos iniciais é fazer as crianças perceberem as diferentes lógicas de funcionamento da enunciação oral e da enunciação escrita.

As afirmativas a seguir descrevem corretamente essas lógicas de funcionamento, à exceção de uma. Assinale-a.
Leia o trecho a seguir.

A compreensão leitora é o processo por meio do qual são postas em funcionamento as estratégias cognitivas e as habilidades necessárias para compreender, que permitem que o leitor extraia e construa significados do texto, simultaneamente, para fazer sentido da língua escrita. É um processo que se caracteriza pela utilização de conhecimentos prévios e deve ser favorecido em ambiente escolar. Podemos ensinar a compreensão? Podemos ensinar um processo cognitivo? Evidentemente, não. O papel do professor nesse contexto é criar oportunidades que permitam o desenvolvimento desse processo cognitivo.

Adaptado de KLEIMAN, A. Texto e leitor. Aspectos cognitivos da leitura. Campinas: Pontes,2004, p.7-10.

A respeito do conceito de compreensão leitora, analise as afirmativas a seguir.

I. A compreensão leitora é uma faculdade manifestada por um “leitor” (indivíduo portador de saberes, experiências e capacidades) em relação a um “texto”, entendido como objeto linguístico e cultural portador de um significado.
II. A compreensão leitora envolve uma “situação comunicativa” de interação entre leitor e autor mediante o texto escrito, a qual determina em grande parte o que e como se compreende.
III. A compreensão leitora implica uma “atividade de leitura”, realizada em ambiente e tempo específicos, com objetivos e propósitos determinados, visando alcançar determinados resultados.

Está correto o que se afirma em