Questões de Concurso
Filtrar
4.538 Questões de concurso encontradas
Página 736 de 908
Questões por página:
Questões por página:
Concurso:
Prefeitura de São José dos Campos - SP
Disciplina:
Pedagogia
Ao abordar o motivo para se ensinar matemática, Pavanello e Nogueira, no artigo intitulado Avaliação em Matemática: algumas considerações citam Santaló, que aborda a questão da Matemática para não matemáticos, no capítulo 1 do livro Didática da Matemática: reflexões psicopedagógicas, de Parra e Saiz.
Para Santaló, o sentido da matemática está em
Para Santaló, o sentido da matemática está em
Concurso:
Prefeitura de São José dos Campos - SP
Disciplina:
Pedagogia
(...) Os currículos são responsáveis, em grande parte, pela formação e pelo conceito de História de todos os cidadãos alfabetizados, estabelecendo em cooperação com a mídia, a existência de um discurso histórico dominante, que formará a consciência e a memória coletiva da sociedade.
[Katia Abud. Currículos de História e Políticas públicas: os programas de História do Brasil na escola secundária. Em Circe Bittencourt (org). O saber histórico na sala de aula, 1998]
O excerto faz menção ao currículo entendido como um
[Katia Abud. Currículos de História e Políticas públicas: os programas de História do Brasil na escola secundária. Em Circe Bittencourt (org). O saber histórico na sala de aula, 1998]
O excerto faz menção ao currículo entendido como um
Concurso:
Prefeitura de São José dos Campos - SP
Disciplina:
Pedagogia
O professor de História pode ensinar o aluno a adquirir as ferramentas de trabalho necessárias; o saber fazer bem, lançar os germes do histórico. Ele é o responsável por ensinar o aluno a captar e a valorizar a diversidade dos pontos de vista. Ao professor cabe ensinar o aluno a levantar problemas e a reintegrá-los num conjunto mais vasto de outros problemas, procurando transformar, em cada aula de História, temas em problemáticas.
[Maria Auxiliadora Schmidt. A formação do professor de História e o cotidiano da sala de aula. Em Circe Bittencourt (org). O saber histórico na sala de aula,1998].
De acordo com o excerto, é correto afirmar que
[Maria Auxiliadora Schmidt. A formação do professor de História e o cotidiano da sala de aula. Em Circe Bittencourt (org). O saber histórico na sala de aula,1998].
De acordo com o excerto, é correto afirmar que
Concurso:
Prefeitura de São José dos Campos - SP
Disciplina:
Pedagogia
O livro didático realiza uma transposição do saber acadêmico para o saber escolar no processo de explicitação curricular. Nesse processo, ele cria padrões linguísticos e formas de comunicação específicas ao elaborar textos com vocabulário próprio, ordenando capítulos e conceitos, selecionando ilustrações, fazendo resumos etc.
[Circe Bittencourt. Livro didático entre textos e imagens. Em Circe Bittencourt (org).O saber histórico na sala de aula, 1998]
O excerto sugere que o livro didático para o ensino de História é
[Circe Bittencourt. Livro didático entre textos e imagens. Em Circe Bittencourt (org).O saber histórico na sala de aula, 1998]
O excerto sugere que o livro didático para o ensino de História é
Concurso:
Prefeitura de São José dos Campos - SP
Disciplina:
Pedagogia
O mesmo acontece na construção da obra, isto é, toda obra pressupõe um sistema compreensível para todos, sustentado na convencionalidade de um sistema de comunicação (língua, traços, formas, gestos...) comum a uma dada comunidade. O enunciado remete a obra à sua história e é inseparável do autor, porque expressa a individualidade de quem fala, o seu estilo e a sua construção composicional.
[Antonia Terra. História e dialogismo. Em Circe Bittencourt (org). O saber histórico na sala de aula,1998]
A partir do excerto, é correto afirmar que toda obra pressupõe e
[Antonia Terra. História e dialogismo. Em Circe Bittencourt (org). O saber histórico na sala de aula,1998]
A partir do excerto, é correto afirmar que toda obra pressupõe e