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Na visão humanista da educação
I - Esta abordagem dá ênfase ao sujeito. Privilegia-se a interação estabelecida entre as pessoas envolvidas na situação de ensino-aprendizagem.
II - A avaliação de cada um de sua própria aprendizagem é um dos melhores meios pelo qual a aprendizagem auto-iniciada se torna aprendizagem responsável;
Dos itens acima:
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De acordo com César Coll em sua obra “Construtivismo na Sala de Aula”, um esquema de conhecimento é definido de que maneira?
Boa parte das reflexões sobre a função social da escola no Brasil foi canalizada em torno do debate acerca das tendências pedagógicas. Assim, tomando como mote as discussões de Libâneo, é possível identificar papéis propostos para a instituição escolar nas diferentes pedagogias. Estão corretas as correlações entre o papel da escola e as tendências pedagógicas:
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As abordagens pedagógicas, também denominadas de tendências pedagógicas para a aprendizagem constituem-se em teorias que se dividem em duas grandes linhas de pensamento pedagógico: as pedagogias liberais e as pedagogias progressistas, as quais subdividem em outras pedagogias com diferentes enfoques, que norteiam e influenciam as práticas docentes. Foram constituídas no âmago dos movimentos sociopolíticos e culturais de cada contexto social brasileiro, as quais abordam visões de mundo e concepções a respeito do ser humano, da sociedade, do conhecimento e da própria finalidade da educação.

LIBÂNEO, J. C. Democratização da escola pública: a pedagogia crítico–social dos conteúdos.28 ed. São Paulo: Loyola,2014.


Considerando o texto acima sobre as abordagens/tendências pedagógicas e os pressupostos de aprendizagem, avalie as afirmativas a seguir:

I. As abordagens nos pressupostos das pedagogias liberais sustentam a ideia de que a escola tem por função preparar os indivíduos para o desempenho de papéis sociais, de acordo com as aptidões individuais.

II. As abordagens progressistas parte da análise crítica das realidades sociais, sustentam implicitamente as finalidades sociopolíticas da educação.

III. Na abordagem liberal tradicional os conteúdos de ensino são denominados "temas geradores", que são extraídos da problematização da prática de vida dos educandos.

IV.Na abordagem libertária o professor é um orientador e um catalisador, ele se mistura no grupo para uma reflexão em comum.

V. Na perspectiva da abordagem crítico social dos conteúdos o aluno se reconhece nos conteúdos e modelos sociais apresentados pelo professor; assim, pode ampliar sua própria experiência.


É CORRETO apenas o que se afirma em:
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Considerando-se a tendência progressista libertadora, assinalar a alternativa CORRETA.