Filtrar


Questões por página:
A tabela periódica é a mais importante ferramenta que os químicos utilizam para organizar e lembrar fatos químicos. A descoberta de novos elementos químicos tem sido um processo de avanço desde os tempos da antiguidade. A maioria dos elementos, apesar de estáveis, está vastamente dispersa na natureza e incorporada em grande número de compostos. De acordo com as propriedades periódicas dos elementos, analise as afirmativas a seguir. I. As afinidades eletrônicas do Be e do Mg são positivas pela mesma razão; o elétron adicionado estaria localizado em um subnível p anteriormente vazio que é de mais alta energia. II. O aumento na energia de ionização do berílio ao boro ocorre porque os elétrons no orbital preenchido 2 s são mais eficientes em blindar os elétrons no subnível 2 p do que são em se blindarem. III. A energia necessária para remover um elétron de um nível mais externo depende tanto da carga nuclear efetiva quanto da distância média do elétron ao núcleo. Está(ão) correta(s) apenas a(s) afirmativa(s)

Sobre a tabela periódica, analise as afirmativas a seguir.

I. Os elementos químicos estão dispostos em ordem crescente dos números atômicos.

II. As linhas horizontais são as Famílias.

III. As propriedades químicas estão ligadas à distribuição eletrônica do elemento.

IV. Os elementos da Família 3 A são metais.

Está(ão) correta(s) apenas a(s) afirmativa(s)

Em relação aos metais, semimetais e não metais, assinale a afirmativa INCORRETA.
mostrar texto associado
No composto K2S, a distribuição eletrônica para o ânion é 1s 2 2s 2 2p6 3s 2 3p2 .
Metais pirofóricos, como sódio (Na), zinco (Zn), magnésio (Mg), potássio (K), bário (Ba), cálcio (Ca), alumínio (Al), zircônio (Zr) e titânio (Ti), podem sofrer ignição instantânea ao entrarem em contato com umidade ou oxigênio e causar incêndios classificados como de classe D. Portanto esses metais devem ser estocados em atmosfera inerte ou em óleos minerais. O potássio, por exemplo, reage explosivamente com água, devido à liberação de hidrogênio. O bário, ao ser queimado, forma chamas coloridas de altíssimas temperaturas. As equações químicas não balanceadas, apresentadas a seguir, ilustram esses processos. K( s) + H2O( l) → KOH( aq) + H2(g) Ba(s) + O2(g) → BaO(s)

Para combater a classe de incêndios gerados por esses materiais, deve-se empregar um extintor de pó químico elaborado à base de cloreto de sódio (NaCl).

Considerando o texto acima e os múltiplos aspectos que ele suscita, julgue os itens a seguir, utilizando, caso necessário, a tabela periódica inserida no final deste caderno de provas.

Entre os metais citados no texto, aquele que apresenta maior energia de ionização é o alumínio.