Filtrar


Questões por página:
A possibilidade de estabelecimento de ligação entre dois átomos pode ser de?nida em termos de um parâmetro denominado ordem de ligação (O.L), que pode ser determinada a partir do número de elétrons em orbitais ligantes e antiligantes em diagramas de energia dos orbitais, usando-se a Teoria dos Orbitais Moleculares (TOM). Considerando o parâmetro acima citado, a associação correta entre a molécula e sua ordem de ligação está presente em:
O Índio e o Tálio são os elementos naturais mais pesados do grupo 13 da classificação periódica. O Alumínio é o elemento mais conhecido e abundante deste grupo, tendo suas propriedades químicas dominadas pelo estado de oxidação +3, ou seja, forma o íon Al 3+. Entretanto, o Índio e o Tálio apresentam frequentemente o estado de oxidação +1. A tendência a formar íons com carga duas unidades menor que a usual para o grupo também é verificada entre os elementos mais pesados dos grupos 14 e 15, sendo conhecida pelo nome de:
Dentre as exceções à regra do octeto, podemos citar exemplos de moléculas com número ímpar de elétrons (A), moléculas deficientes em elétrons (B) e moléculas com expansão de octeto (C). Assinale a alternativa em que aparecem moléculas dos tipos (A), (B) e (C), respectivamente.

Na figura abaixo, podemos observar o ponto de ebulição dos elementos da família 16 da tabela periódica, ligados ao hidrogênio. Um comportamento excepcional da água é notado, comparando-se seu ponto de ebulição com o das substâncias moleculares do restante do grupo.

De acordo com a análise do gráfico acima, é CORRETO afirmar:

Uma técnica usada em laboratórios químicos é a determinação das fórmulas empíricas (mínimas) pela análise por combustão. Nesse processo, queima-se uma amostra em um tubo por onde passa um fluxo abundante de oxigênio, sendo todo o hidrogênio do composto convertido em água e todo o carbono convertido em dióxido de carbono. O equipamento utilizado é representado pela figura a seguir.

Na análise por combustão de 6,0 g de um hidrocarboneto recém-sintetizado foi determinada a massa de 17,6 g de dióxido de carbono e 10,8 g de água. A fórmula empírica desse composto é: Dados: Massas Molares: H = 1g.mol–1 C = 12g.mol–1 O=16g.mol–1