Filtrar


Questões por página:
mostrar texto associado
Leia o texto 'ABORDAGEM COMUNICATIVA' e, em seguida, analise as afirmativas abaixo:

I. A competência estratégica, de acordo com o texto, é a capacidade de usar estratégias apropriadas para compensar deficiências no domínio do código linguístico ou outras lacunas na comunicação, visando favorecer uma efetiva comunicação ou alcançar um efeito pretendido, como falar mais lentamente, pedir para repetir ou esclarecer algo e enfatizar certas palavras, por exemplo.

II. A prioridade dada ao conceito de competências é um recurso para quem busca um processo de ensino e de aprendizagem mais equilibrado, cujos objetivos são definidos não apenas em termos de conteúdo a ser aprendido, mas também com base na discussão das habilidades que o aprendiz precisa desenvolver, de acordo com o texto.

Marque a alternativa CORRETA:
mostrar texto associado
Leia o texto 'ABORDAGEM COMUNICATIVA' e, em seguida, analise as afirmativas abaixo:

I. A competência sociolinguística é a competência para saber escolher, entre os vários meios e registros de comunicação, aquele que possui melhor adequação a uma determinada situação, ou seja, o uso de uma linguagem mais formal ou informal, por exemplo, de acordo com o texto.

II. O professor que faz uso da abordagem comunicativa passa a ser um mediador da aprendizagem, promovendo situações efetivas de uso da língua e privando-se de dar conselhos aos aprendizes, de acordo com o texto.

Marque a alternativa CORRETA:
Souza, Girotto e Silva (2012, p.172) afirmam que o “ato de ler colocando um fim (uma finalidade específica para a atividade leitora) é uma ação da consciência, e como tal é um ato dirigido por condições históricas e sociais; na escola por situações pensadas intencionalmente para a promoção da leitura, situações promotoras de novas necessidades, interesses e motivos humanizadores para/com as crianças.” Essa perspectiva de leitura pode ser considerada uma perspectiva
“Historicamente, do papiro ao pergaminho, do pergaminho ao papel e deste à tela do computador, os suportes propiciaram diferentes configurações textuais que tiveram implicações no modo de organização, estruturação, distribuição e uso do texto, bem como na própria concepção de escrita/leitura. No entanto, há entre essas distintas formas de configuração textual pontos de intersecção que sinalizam para o fato de que o novo, de modo geral, se constitui em decorrência de um processo de deslocamento do antigo, que um dia também foi novo.” (ELIAS,2012, p.87). O conceito de texto que melhor se alinha à afirmação reproduzida anteriormente é o de
No texto introdutório da BNCC referente ao componente curricular Língua Portuguesa, encontra-se a seguinte afirmação: “Ao componente Língua Portuguesa cabe, então, proporcionar aos estudantes experiências que contribuam para a ampliação dos letramentos, de forma a possibilitar a participação significativa e crítica nas diversas práticas sociais permeadas/constituídas pela oralidade, pela escrita e por outras linguagens.” (BRASIL,2017, p.67 – 68). Para o alcance deste propósito, estabelece-se como unidade central do trabalho o(a)