Filtrar


Questões por página:
Os diversos gêneros textuais tomaram conta das aulas de Língua Portuguesa nas escolas. São jornais, revistas, cartas, receitas, convites etc. Para que tudo isso concorra de forma eficiente para a formação de leitores, será necessário:
Magda Soares (2008), aborda a problemática da qualidade da alfabetização nas escolas brasileira e para tanto afirma que para discutir a qualidade da alfabetização é preciso:
I - Buscar, primordialmente, uma determinação das propriedades, atributos, condições do alfabetismo que devem caracterizar a alfabetização, ou a criança alfabetizada,
PORQUE
II - A importância de se considerar a diversidade em relação às propriedades, atributos, condições que devem constituir a alfabetização: serão os mesmos para todos.
A respeito dessas afirmativas, assinale a alternativa CORRETA.

“Para trabalhar probabilidades com turmas de 2° ano, por exemplo, Elcie recorreu ao volante da Megassena, que informa: quem faz o jogo mínimo de seis números tem uma chance em mais de 50 milhões de ganhar o maior prêmio. "Proponho fazer as contas para descobrir como se chega a essa conclusão", explica. Logo fica fácil constatar que, quanto mais números a aposta tiver, maiores são as chances de acertar as seis dezenas. A aula prossegue com os jovens testando outras variáveis para entender por que a probabilidade de alguém se tornar um milionário sobe, vertiginosamente, para uma em 10 mil se a pessoa puder pagar pela aposta máxima de 15 números.”


Disponível em: https://novaescola.org.br/conteudo/7193/contextualizar-o-conteudo. Acesso em: 22/12/19).


O texto apresenta um exemplo de contextualização do conhecimento. Esse princípio representa no cenário didático

A seguir, analise as assertivas sobre os objetivos estabelecidos para a área de Língua Portuguesa de acordo com os Parâmetros Curriculares Nacionais:
I) A área de Língua Portuguesa focaliza a necessidade de dar ao aluno condições de ampliar o domínio da língua e da linguagem, aprendizagem fundamental para o exercício da cidadania.
II) A escola deve organizar o ensino de modo que o aluno possa desenvolver seus conhecimentos linguísticos básicos.
III) Dentre os quatro objetivos estabelecidos, destaca-se a habilidade de refletir sobre os fenômenos da linguagem, particularmente os que tocam a questão da variedade lingüística, combatendo a estigmatização, discriminação e preconceitos relativos ao uso da língua.
Estão CORRETAS:
mostrar texto associado

“Deste país surgiram inesgotáveis SAGAS, narradores astutos, alegres mentirosos.” (5º §)

“Uma GREI de etnias ávidas e belas, atraída pelas aventuras terrestres e marítimas.” (8º §)

Com base na significação contextual dos vocábulos, a opção em que estão relacionados, respectivamente, os significados dos vocábulos em destaque nos fragmentos transcritos acima, é: